Página inicial > Santo Augusto > Alunos dos cursos técnicos assistem e debatem o filme Besouro
Notícias Santo Augusto

Alunos dos cursos técnicos assistem e debatem o filme Besouro

Publicado em Quinta, 24 de Novembro de 2016, 18h50 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto, divididos em duas turmas (manhã e tarde) assistiram o filme “Besouro”, do diretor João Daniel Tikhomiroff. A escolha do filme se deu devido à passagem do Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro.
Após a exibição do filme, o professor de História e Geografia, Osmar Lottermann, o professor de Sociologia, Ricardo Correa e o Técnico em Assuntos Educacionais e também capoeirista, Lucimauro Fernandes de Mello, debateram sobre o filme com os alunos, falando sobre a escravidão no Brasil, sobre o preconceito que até hoje existe com a raça negra e também sobre a Capoeira.
Besouro é um filme brasileiro que conta a vida de Besouro Mangangá, um capoeirista brasileiro da década de 1920, a quem eram atribuídos feitos heroicos e lendários. Estreou nos cinemas do Brasil no dia 30 de outubro de 2009. A história acontece na Bahia, onde os negros continuavam sendo tratados como escravos, apesar da abolição da escravatura ter ocorrido décadas antes. Entre eles está Manoel (Aílton Carmo), que ainda criança foi apresentado à capoeira pelo Mestre Alípio (Macalé). A escolha pelo nome Besouro foi devido à identificação que Manuel teve com o inseto. Ao crescer Besouro recebe a função de defender seu povo, combatendo a opressão e o preconceito existentes.
Segundo Lucimauro a capoeira mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil principalmente por descendentes de escravos africanos, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis, utilizando chutes e rasteiras, acrobacias em solo ou aéreas. Praticantes desta arte marcial brasileira aprendem não apenas a lutar e a jogar, mas também a tocar os instrumentos típicos e a cantar.
A Roda de Capoeira foi registrada como bem cultural pelo IPHAN no ano de 2008, com base em inventário realizado nos estados da Bahia, de Pernambuco e do Rio de Janeiro, considerados berços desta expressão cultural. Em novembro de 2014, a Roda de Capoeira recebeu o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.