Página inicial > Santo Augusto > 5º Tour Agrícola do IFFar – Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

5º Tour Agrícola do IFFar – Campus Santo Augusto

Publicado em Quarta, 12 de Abril de 2023, 19h18 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi realizado na tarde de ontem, dia 11 de abril, o 5º Tour Agrícola na área didático experimental do IFFar - Campus Santo Augusto. Na ocasião, foram apresentados, para estudantes dos cursos de Bacharelado em Agronomia e do Técnico em Agropecuária integrado ao ensino médio, os projetos de pesquisa e extensão, transformados em estações.

O evento, organizado pelo Grupo Pós-Col: Ensino, Pesquisa e Extensão em Pós-Colheita e Qualidade de Grãos e Sementes (registrado no CNPq), sendo que a ideia da organização do tour em 2023 partiu dos acadêmicos de Agronomia que participam dos projetos.

Segundo o Professor Ricardo Paraginski, que auxiliou na organização, o evento é uma forma dos estudantes não envolvidos em projetos, acompanharem as atividades que estão em andamento e também permitir aos novos estudantes conhecerem parte das atividades que estão sendo desenvolvidas no campus. Para os acadêmicos de Agronomia é uma atividade formativa, pois além do planejamento e execução dos projetos, também apresentam os mesmos para outros estudantes e conforme a área de atuação, após a conclusão do curso, esta pode se tornar uma prática fundamental.

O tour foi dividido em 09 estações, conforme descrito abaixo:

Estação 1. Formas de aplicação de alternativas biológicas na cultura da soja – Natália Moura Brasil

Estação 2. Associação de microorganismos - Hernan Stumm

Estação 3. Tecnologia de resistência de produtos hormonais em cultivares de soja – Martinho Hoffmann

Estação 4. Importância da plantabilidade na cultura da soja – Darlan de Lima Dörtelmann

e Alessandra Stroher

Estação 5. Importância de conhecer as cultivares na tomada de decisão para sua lavoura - Jozeni Trein Ferreira e Matheus Felipe Schröer Mittelstaedt

Estação 6. Vigor em sementes de soja: Os reflexos da safra 2021/2022 e a situação da safra 2022/2023 - Luiz Antônio Mosselin Juliani

Estação 7. Uso de biotecnologias na safra e desempenho de cultivares nas safras 2017/2018 a 2021/2022 – Andressa Tolfo

Estação 8. Cuidados na dessecação da cultura da soja - Vitor Daniel Müller e Pablo Schereiber

Estação 9. Integração Lavoura Pecuária – ILP - Ana Paula Horing Chagas, Andrieli Baraldi Schmatz e Cíntia Neuberger de Lima

A organização do evento agradece as empresas, Nidera, RuralTec, Strobel Sementes, Sementes Imacol, Nutrick, pela concessão de insumos para execução dos experimentos.