Página inicial > Santo Augusto > NUGEA realiza entrega de sacolas retornáveis nas feiras públicas de Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 05 de Junho de 2023, 18h39 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Integrantes do Núcleo de Gestão Ambiental – NUGEA do IFFar – Campus Santo Augusto realizaram no último sábado, dia 03 junho, a entrega de sacolas retornáveis e de um folder com informações sobre como usar menos plásticos, para as pessoas que compareceram às feiras públicas de Santo Augusto, iniciando as atividades da Semana do Meio Ambiente 2023.

Segundo a presidente do NUGEA, professora Camila Cabral, a ação foi uma maneira de convidar as pessoas para reduzirem o uso de sacolas plásticas, já que o tema escolhido pela Organização das Nações Unidas - ONU como tema do Dia Mundial do Meio Ambiente 2023, celebrado no dia 05 de junho, é o combate à poluição plástica.

Sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: A data se concentrará em soluções para a poluição plástica com o mote #CombataAPoluiçãoPlástica. O mundo está sendo inundado por plástico. Mais de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas todos os anos, metade das quais é projetada para ser usada apenas uma vez. Desse total, menos de 10% é reciclado. Estima-se que de 19 a 23 milhões de toneladas acabem em lagos, rios e mares. Atualmente, o plástico entope nossos aterros sanitários, vaza para o oceano e é transformado em fumaça tóxica, o que o torna uma das maiores ameaças ao planeta. Além disso, o que é menos conhecido é que os microplásticos chegam aos alimentos que comemos, à água que bebemos e até mesmo ao ar que respiramos. Muitos produtos plásticos contêm aditivos perigosos, que podem representar uma ameaça à nossa saúde.

A boa notícia é que temos ciência e soluções para enfrentar o problema - e muita coisa já está acontecendo. O que é mais necessário agora é uma onda de pressão pública e política para ampliar e acelerar as ações de governos, empresas e outras partes interessadas para resolver essa crise. Isso ressalta a importância de este Dia Mundial do Meio Ambiente mobilizar ações de todos os cantos do mundo. O Dia Mundial do Meio Ambiente de 2023 mostrará como os países, as empresas e os indivíduos estão aprendendo a usar o material de forma mais sustentável, oferecendo esperança de que um dia a poluição por plásticos será história (WED 2023).

Para saber mais acesse: www.worldenvironmentalday.global/pt-br