Página inicial > Santo Augusto > IFFar publica Manual do Enade 2023
Notícias Santo Augusto

IFFar publica Manual do Enade 2023

Publicado em Segunda, 03 de Julho de 2023, 20h46 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar, através da Direção de Graduação da Pró-Reitoria de Ensino, publicou um manual para orientar os estudantes em relação ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2023). Neste ano, estudantes de seis cursos do IFFar deverão fazer a prova.

manualenade2023 notícia03072023

De acordo com o Manual, o Enade é uma prova, aplicada anualmente, que constitui um dos instrumentos de avaliação de cursos de Graduação.

A realização do exame é obrigatória para os estudantes inscritos, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Aqueles que não realizam o exame sem justificativa prevista no edital, não poderão colar Grau nem receber o diploma.

Em 2023, deverão realizar a prova os estudantes concluintes dos seguintes cursos do IFFar:

• Graduação em Agronomia – Campi Alegrete, Júlio de Castilhos, Santo Augusto e São Vicente do Sul;
  • Graduação em Arquitetura e Urbanismo – Campus Santa Rosa;
  • Graduação em Medicina Veterinária – Campus Frederico Westphalen;
  • Graduação em Zootecnia – Campus Alegrete;
  • Tecnologia em Gestão do Agronegócio – Campi Júlio de Castilhos, Santo Augusto e Santo Ângelo;
  • Tecnologia em Estética e Cosmética – Campus Santo Ângelo.

Os estudantes que devem realizar a prova são inscritos pelo IFFar. Depois de inscritos, eles devem preencher o cadastro, até 18 de novembro, e o questionário do estudante, de 1º de setembro a 25 de novembro. O Exame será realizada no dia 26 de novembro, a partir das 12h.

As informações completas sobre Enade estão disponíveis no Manual do Enade 2023 do IFFar. Apesar de conter informações detalhadas sobre o Exame, o manual não dispensa a leitura do Edital do MEC nº 37/2023, que rege o Enade 2023.

Acesse outras informações na página do Enade no Portal do IFFar.

Realização do Enade é importante para o estudante, o curso e a instituição

De acordo com o Manual do Enade 2023 do IFFar, para além da obrigatoriedade, o Exame deve ser visto como uma oportunidade para o estudante identificar seu nível de conhecimento ao final da trajetória do curso.

Os resultados do Enade também constituem os principais subsídios para a elaboração de conceitos e indicadores referentes ao curso (o CPC, Conceito Preliminar de Curso) e à instituição (o IGC, Índice Geral de Cursos).

“Quando o(a) estudante participa da avaliação do Enade de forma engajada e responsável, são geradas informações fidedignas e relevantes para a avaliação do curso e da Instituição, contribuindo para a qualificação da educação superior”, afirma o Manual.