Página inicial > Santo Augusto > Acadêmicos de Licenciatura em Ciências Biológicas organizam exposição botânica com degustação de produtos
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 11 de Julho de 2023, 16h23 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os acadêmicos do 5º semestre de Licenciatura em Ciências Biológicas organizaram na noite de segunda-feira, 10 de julho, no hall de entrada do Prédio de Ciência e Tecnologia do IFFar - Campus Santo Augusto,a exposição Botânica intitulada “Chá com PANC’s”, desenvolvida dentro da disciplina de Botânica II, ministrada pelas professoras, Camila Copetti e Camila Cabral.

Na ocasião, foram apresentadas pelos acadêmicos, diferentes tipos de Plantas Alimentícias não Convencionais – PANC’s, bem como plantas medicinais pertencentes às mais variadas famílias de Angiospermas. Esta apresentação ocorreu através das exsicatas produzidas pelos licenciandos, seguida da degustação dos chás e receitas doces e salgadas.

Segundo a professora Camila Copetti, exsicatas são amostras de plantas coletadas, prensadas, secas e montadas em cartolina, com a devida identificação em ficha catalográfica, que podem vir a constituir a coleção de um herbário. São destinadas como registros e referências da flora, quer seja para fins de estudos taxonômicos, florísticos, ecológicos e para fins didáticos no ensino. "Nesta perspectiva, a atividade proposta teve como objetivo desenvolver conceitos de morfologia vegetal a partir da escolha de plantas angiospermas com fins medicinais e de plantas alimentícias não convencionais (PANC´s), para inclusão de aulas teórico-práticas e da construção de exsicatas como modelos didáticos para serem utilizadas no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, futuros professores".

As Plantas Alimentícias não Convencionais – PANC’s são espécies de plantas que crescem de forma espontânea nos mais diversos locais e facilmente adaptadas a diferentes ambientes. Também por essa razão são facilmente consideradas como ervas daninhas, contudo, guardam alto teor em nutrientes principalmente minerais, fibras, antioxidantes e proteínas, especialmente quando comparadas a plantas domesticadas e de uso comum.

Entre algumas das PANC`s apresentadas pelos alunos na forma de receitas doces e salgadas estão a Ora-pro-nóbis, Serralha, Capuchinha, Peixinho, Bertalha, Dente de Leão.... E entre os chás medicinais: hortelã, amora branca, alecrim, malva, poejo, boldo, cidreira, guaco, entre outros.