Página inicial > Santo Augusto > Estudante do IFFar - Campus Santo Augusto participa do Congresso da UNE em Brasília
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 17 de Julho de 2023, 17h10 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O estudante do curso de Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, Ernesto Imhof, participou de 12 a 16 de julho, do 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes- UNE, realizado no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília-DF. O evento considerado o maior encontro político da juventude brasileira teve como lema “Estudantes do Brasil por Educação, Soberania, Direitos e Democracia”.

Além de Ernesto, o IFFar foi representado no evento por Magno Lima Farias, aluno da Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus São Vicente do Sul e pelos representantes do Campus Alegrete, Rony de Paula Gonçalves, aluno da Licenciatura em Química; Clóvis Renato Barreto Tavares, aluno do Bacharelado em Agronomia, e os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, Izabel Melo, Carlos Henrique e Vitória Duarte.

Durante cinco dias, cerca de 10 mil estudantes de todas as regiões do Brasil participaram de debates sobre democracia, educação, mercado de trabalho, grupos de discussão e grandes atos políticos, além de atividades culturais. Personalidades de todos os espectros políticos do campo progressista também foram convidadas para as discussões. Ao fim, tudo que foi discutido foi compilado e votado em uma plenária final as teses de Conjuntura, Educação e Movimento Estudantil, que são propostas para essas áreas, bem como a presidência e nova diretoria da entidade pelos próximos dois anos.

Segundo Ernesto, a participação no 59° CONUNE lhe oportunizou interação social e cultural, num mesmo espaço social, com acadêmicos de diferentes regiões do país, unidos sob o princípio da tolerância e do respeito às diferenças. “Foi um espaço de aprendizagem, debates e elaboração de pautas para o projeto político da nova gestão da UNE, que permita estabelecer um diálogo entre as demandas sociais de acesso e permanência dos acadêmicos. Dentro desta visão sabendo do compromisso com aqueles que se engajaram neste processo, convido todos os acadêmicos do IFFar – Campus Santo Augusto para nos unirmos e tornar nosso DCE (Diretório Central dos Estudantes), um organismo representativo na luta de mais recursos, seja no auxílio transporte, bolsas de pesquisa e extensão, auxílio permanência, assistência estudantil, bem como lutar por recursos que atendam a implementação estruturante para novas vagas aos estudantes que ficam à margem do processo de seleção. Temos muito ainda a fazer, mas o primeiro passo foi dado e a outros devemos oportunizar estas experiências. Fica o convite: Vem construir o projeto popular que atenda as massas, Movimento Esperançar!”