Página inicial > Santo Augusto > Projeto analisa a situação das mulheres na contemporaneidade
Notícias Santo Augusto

Projeto analisa a situação das mulheres na contemporaneidade

Publicado em Segunda, 12 de Dezembro de 2016, 18h26 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Durante o ano de 2016 a professora de Geografia do IFFar - Campus Santo Augusto, Claudia Santos, desenvolveu um projeto de ensino intitulado “A situação das mulheres na contemporaneidade: reflexões e análises entre discentes e docentes do IF Farroupilha”.

Segundo a professora, a ideia surgiu no ano passado, após algumas aulas de Geografia sobre a temática das taxas de fecundidade e a emancipação feminina: “A aluna do curso técnico em agropecuária, Letícia Strossi, me procurou e solicitou a formação de um grupo de estudos sobre a atual situação da mulher na nossa sociedade, pois tinha muito interesse em conhecer a nossa realidade de forma mais aprofundada”.

Claudia explica que inicialmente, a ideia era apenas um grupo de estudo sem possíveis intervenções ou apresentações em outras localidades, mas, devido ao processo de amadurecimento das leituras e compreensão de estatísticas oficiais o grupo decidiu organizar algumas intervenções ao longo desse ano na instituição. “Foi elaborado o cantinho dos “machismos cotidianos”, uma apresentação de resultados das pesquisas na Semana Acadêmica das Licenciaturas e a construção de um painel de fotos sobre a temática das feministas. Em novembro o grupo recebeu dois convites para apresentar os resultados na Escola Estadual Francisco de Sales em Campo Novo e na Escola Municipal Sol Nascente de Santo Augusto”.

O grupo é formado por 13 componentes: as professoras Cláudia Santos (coordenadora) e Juliana Cantarelli (colaboradora), as estudantes Letícia Strossi (bolsista), Allana Trevisan, Melina Hickmann, Júlia Aparecida Florêncio Avi, Fabiana Schulz, Sinara Peixoto, Mariana Lyssak, Maria Eduarda Sperotto, Martieli Santos, Victória Von e Luan Felipe dos Santos Motta Mühlen.

Claudia avalia a experiência como interessante, mas sabe que há todo um processo de compreensão dessa discussão na escola e na sociedade brasileira. “O apoio dos colegas, especialmente das professoras Jane Florêncio, Henriqueta Alves e Juliana Cantarelli na execução de algumas ações foi essencial para o bom desenvolvimento do projeto, além, das Direções de Ensino e Geral do Campus Santo Augusto, que viabilizaram e disponibilizaram a saída do grupo para os encontros extraescolares.