Página inicial > Santo Augusto > Banda IF Musical se apresenta na 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 19 de Outubro de 2023, 17h07 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar está participando da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília com 12 projetos e 23 estudantes. O evento organizado pelo Ministério da Educação tem o objetivo de estimular a socialização do conhecimento científico como ferramenta de transformação social, de forma atrelada ao futuro e à conexão com a educação profissional e tecnológica, tendo como tema “Futuro Conectado: educação profissional para reconstruir o Brasil”.

1697660762009

Representantes do IFFar com a Reitora, Nídia Heringer

De acordo com o MEC, em 2023, a Semana foi ampliada para possibilitar a participação de todas as instituições ofertantes de Educação Profissional e Tecnológica. Participam das atividades estudantes, servidores, pesquisadores e profissionais da educação. O evento ocorre no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 16 e 22 de outubro.

O Ministro da Educação, Camilo Santana, participou na terça-feira, 17 de outubro, da abertura da 3ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica e também circulou pelos estandes das instituições, assistindo a apresentações de projetos e tirando fotos com estudantes. Segundo Camilo Santana, a Semana Nacional da EPT traz experiências de todos os cantos do Brasil, reunindo o que o país tem de melhor. O Secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, também presente no evento e afirmou que a grande missão do Ministério é transformar a educação básica em um lugar onde se possa "plantar a semente da ciência e da tecnologia".

O IFFar participa das atividades com a exibição de 10 projetos institucionais, uma oficina e a apresentação cultural da banda IF Musical do Campus Santo Augusto. No total, 23 estudantes participam das atividades, acompanhados de servidores. A reitora do IFFar, professora Nídia Heringer, também está presente no evento.

A Banda IF Musical, sob a coordenação dos servidores, Sandro Amorim de Souza e Marcos Cezar Wollmann Santos, realizou no dia 17 de outubro, duas apresentações no estande do IFFar, uma pela manhã e outra na parte da tarde, promovendo uma integração entre os participantes do evento. No dia 18, o grupo se apresentou, às 13h, no palco Leila Gonzales, na área dos estandes do MEC e às 18h, fez outra apresentação, desta vez no palco Santos Dumont, na área dos estandes do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCTI.

321ce75c c82a 46f0 9f59 16a2755e7328 2

A integrante da banda, Mélany La Roque Wollmann (estudante do 2º ano do técnico em Administração), destaca que nunca imaginou que em tão pouca idade fosse para Brasília, ainda mais para representar a instituição. “Foi incrível, a mistura de culturas, conhecimento, tecnologia então nem se fala, a cada esquina que eu virava era um lugar novo para explorar, um jogo divertido, uma palestra diferente, um show cultural. E nas apresentações também, o pessoal saía dos estandes, parava, cantava junto, dançava, gritava, era outra coisa, outras pessoas, outro sentimento. Acho que nenhuma outra experiência vai se igualar, porque conheci pessoas, aprendi, ouvi e senti coisas que talvez eu nunca mais presencie”.

Para o integrante da banda, Yuri Machado (3⁰ ano do técnico em Informática), representar o IF Musical bem como o IFFar e o Campus Santo Augusto foi uma experiência e tanto, não é algo que acontece todos os dias. "Uma viajem para Brasília aonde mostramos nosso projeto para o Brasil, diversas instituições federais entre outras instituições de ensino. A comunhão com os colegas de banda e do IFFar foi muito boa, pudemos fazer muitas amizades novas nessa semana de viagem, conhecemos lugares que jamais imaginaria bem como vivenciamos momentos extraordinários".