Página inicial > Santo Augusto > Projeto IFRISBEE 2ª edição finaliza as atividades de 2023
Notícias Santo Augusto

Projeto IFRISBEE 2ª edição finaliza as atividades de 2023

Publicado em Quarta, 27 de Dezembro de 2023, 17h16 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi finalizada no início de dezembro, a 2ª edição (2023) do projeto de extensão “IFRISBEE: conhecendo e praticando o Ultimate Frisbee na escola”, coordenado pelo professor Luciano de Almeida. Nesta edição, foram visitadas quinze instituições de ensino, em diversos municípios do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, tendo sido percorridos aproximadamente 4.561 km.

Foram visitadas no IFFar além de Santo Augusto, os campi de Alegrete, Panambi, Santa Rosa, Santo Ângelo e São Vicente do Sul. Também foram visitados no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS os campi de Bento Gonçalves, Sertão e Veranópolis e no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC o Campus de São Miguel do Oeste. Além dos Institutos o projeto visitou algumas escolas na região, como a Escola Municipal Cívico Militar São João de Santo Augusto, a Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta de Chiapetta, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Caminhos do Saber de Boa Vista do Buricá, a Escola Estadual de Ensino Médio Rui Barbosa em Ijuí e o Colégio Estadual Pedro II em Santo Ângelo.

O Coordenador do Projeto, professor Luciano Almeida, agradece todas as pessoas envolvidas: “as direções das instituições educativas pela acolhida, aos professores e professoras de Educação Física pela oportunidade de experienciar juntos o Ultimate Frisbee e um agradecimento muito especial aos alunos e alunas das escolas pela experiência realizada. Agradeço também as bolsistas Sabrina Matte e Lana dos Santos, pelo auxílio e dedicação no desenvolvimento das atividades do projeto. Vida longa ao IFRISBEE!!!Muito obrigado a todas as pessoas que estiveram conosco em 2023”.

Segundo o professor Luciano, a continuidade e desenvolvimento do projeto em 2023, permite reafirmar que o Ultimate Frisbee deveria estar presente no currículo escolar e nas aulas de Educação Física, devido ao seu grande potencial educativo, uma vez que é um esporte que não possui árbitros e é autorregulado pelos participantes, algo que estimula a comunicação interpessoal, a resolução de possíveis “conflitos” e principalmente o espírito de jogo.