Página inicial > Santo Augusto > Servidor do IFFar – Campus Santo Augusto defende dissertação de Mestrado pelo PROFEPT
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 03 de Junho de 2024, 15h21 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Assistente em Administração do IFFar – Campus Santo Augusto, Marciano Percíncula, defendeu na terça-feira, dia 28 de maio, às 14h, no Campus Jaguarí, a sua dissertação de Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT, intitulada: “MEMÓRIAS E PERCEPÇÕES RELACIONADAS A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA DO IFFAR - CAMPUS SANTO AUGUSTO” e o Produto Educacional: “CARTILHA DIDÁTICA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL: reflexões e memórias na Educação Profissional e Tecnológica”.

Marciano e sua orientadora

Participaram da banca de avaliação a orientadora, professora Dra. Vanessa de Cássia Pistóia Mariani, a coorientadora, professora Dra. Neiva Maria Frizon Auler, e os avaliadores, professora Dra. Taniamara Vizzotto Chaves e professor Dr. Edward Frederico Castro Pessano.

Marciano realizando a defesa

O estudo, desenvolvido junto ao PROFEPT, inserido na linha de Pesquisa “Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)”, teve como objetivo principal investigar as concepções de Educação Ambiental expressas através de memórias e percepções de um grupo de sujeitos - estudantes do Curso Técnico em Agropecuária do IFFar - Campus Santo Augusto e seus familiares, buscando identificar características das abordagens conservadora, pragmática e crítica. Como produto educacional, foi elaborada uma cartilha para a comunidade escolar, buscando promover a reflexão sobre questões ambientais e trazendo memórias das famílias participantes no projeto.

Marciano afirma que só quem passa por um Mestrado sabe o quanto é preciso se dedicar: “não caminhamos sozinhos nessa jornada, por isso gostaria de agradecer a todos que traçaram comigo esse caminho, colegas de mestrado, professores, colegas servidores, amigos, pais e alunos do Técnico em Agropecuária, em especial minha orientadora Vanessa Mariani, que me conduziu e a qual expresso minha gratidão pra sempre. Que a Educação Ambiental esteja inserida em todos os ambientes da sociedade e que nos transforme em sujeitos capazes de viver em harmonia com o planeta Terra”, destaca o servidor.