Página inicial > Santo Augusto > Projeto de pesquisa desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto estuda moluscos terrestres
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 03 de Junho de 2024, 17h12 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora Drª Flávia Oliveira Junqueira desenvolve, desde 2020, no IFFar – Campus Santo Augusto, o projeto de pesquisa “A influência das características ambientais, ecológicas e análise da ocorrência de moluscos terrestres no município de Santo Augusto-RS”. Em 2023 o projeto contou com o apoio da professora Eleonir Diniz, da bolsista Luana Matter Uhdich (técnico em Alimentos) e da acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Carolina de Carli Castanha, que atuou como voluntária.

2 Moluscos pesquisados

Os moluscos terrestres exibem diversidade, adaptabilidade e relevância ecológica, contudo, podem também se tornar pragas. Considerando a escassez de estudos acerca dessas espécies, o projeto tem como objetivo realizar coletas mensais para conhecer e preservar esses organismos por meio de análises morfológicas e geográficas.

Na última edição do projeto, foram realizadas coletas de setembro de 2023 até fevereiro de 2024. Três espécies de moluscos foram registradas em dois pontos de coleta na cidade. O material foi levado para o laboratório de Zoologia para identificação e registro. Os animais vivos foram colocados em um recipiente, imersos em água e colocados na geladeira, onde permaneceram por 48h, após esse período, a água é substituída por álcool 70% para preservação e o mesmo é identificado. As conchas foram guardadas em outro recipiente e também identificadas.

Moluscos pesquisados

A professora Flávia destaca que, ao longo destes quatro anos de projeto, bolsistas e voluntários do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas participaram da pesquisa e os resultados foram apresentados em eventos regionais e até internacional como o Encontro Brasileiro de Malacologia - EBRAM e Congresso Latino Americano de Malacologia – CLAMA, no qual foi apresentado pelo egresso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Guilherme Faustino Boelter, em outubro de 2023, o trabalho “A incidência de gastrópodes pulmonados e sua relação com a horticultura em Santo Augusto-RS”.

2 Bolsista Luana apresentando o projeto na 4ª edição do Workshop Integrando Saberes 2

4 EBRAM certificado

No segundo semestre de 2024, iniciará uma nova edição do projeto, que contará com a participação como voluntário do estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFSM – Campus Palmeira das Missões, Eduardo Silveira Lemes. Também será selecionado um novo aluno bolsista e mais voluntários para a pesquisa.

3 Professora Flávia e o voluntário da UFSM

Professora Flávia e o aluno voluntário da UFSM