Página inicial > Santo Augusto > IFFar vai distribuir absorventes higiênicos para estudantes
Notícias Santo Augusto

IFFar vai distribuir absorventes higiênicos para estudantes

Publicado em Quarta, 05 de Junho de 2024, 15h49 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Colégio de Dirigentes (Codir) aprovou a Instrução Normativa da Promoção da Dignidade Menstrual no IFFar durante sua última reunião ordinária. O documento institui e regulamenta a distribuição gratuita de absorventes higiênicos nas unidades da instituição.

INdignidademenstrual notícia29052024

(foto: estudantes do IFFar - Campus São Borja / Banco de Imagens)

Com a aprovação da Instrução Normativa (IN), absorventes higiênicos deverão passar a ser distribuídos gratuitamente para estudantes do IFFar, a partir do segundo semestre de 2024. A compra dos itens será efetuada com recursos descentralizados pela Reitoria do IFFar.

A distribuição dos absorventes será realizada a partir de três tipos de demandas: imediata (usos emergenciais, estendendo-se às pessoas da comunidade acadêmica que menstruam); mensal (mediante cadastro prévio às estudantes que menstruam e que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica); e disponibilização em sanitários (podendo ser acompanhada de ações de conscientização sobre o não desperdício dos insumos).

A Promoção da Dignidade Menstrual no IFFar também prevê a realização de ações educativas. Neste escopo, as unidades deverão desenvolver atividades que promovam entre os estudantes a educação em questões relacionadas à saúde íntima e educação em sexualidade e reprodução.

De acordo com a Diretoria de Assistência Estudantil do IFFar, as discussões sobre o tema que deram origem à Instrução Normativa surgiram em eventos com estudantes a partir de 2023. Entre estes, destacam-se o Encontro de Formação de Lideranças Estudantis que ocorreu presencialmente, em junho, na Reitoria e no formato online, e o Encontro de Lideranças Estudantis, realizado em outubro do ano passado no Campus Alegrete.

A ação realizada pelo IFFar acompanha projetos de mesmo teor realizados em diversos Institutos e Universidades Federais Brasileiras.

Projeto busca combater a pobreza menstrual

A minuta da IN apresentada ao Codir foi acompanhada de um projeto detalhado elaborado pela Diretoria de Assistência Estudantil, em conjunto com a Pró-Reitoria de Ensino do IFFar (Proen), o qual também passou pela consulta aos Nugedis dos campi, pelas Coordenações de Assistência Estudantil e lideranças estudantis.

O documento explica que um dos objetivos da IN é combater a pobreza menstrual, “fenômeno complexo, multidimensional e transdisciplinar, caracterizado principalmente pela falta de acesso a produtos adequados para o cuidado da higiene menstrual”.

O projeto cita a Pesquisa sobre o Perfil dos Estudantes do IFFar realizada em 2023, que mostra que mais de 50% dos estudantes do IFFar se enquadram no grupo de pessoas que menstruam. Além disso, grande parte dos alunos da instituição possuem baixa renda familiar, não apresentando condições econômicas favoráveis à aquisição de produtos relacionados à higiene menstrual.

O documento também destaca que a falta de acesso a itens de necessidade básica para a saúde e higiene de estudantes, como absorventes descartáveis, pode afetar diretamente seu desempenho escolar, prejudicando sua permanência e êxito na instituição.

Distribuição gratuita de absorventes acontecerá a partir do segundo semestre

A IN da Promoção da Dignidade Menstrual no IFFar prevê etapas a serem realizadas após a publicação do documento:

• Levantamento das demandas pelo campus: quantidade de estudantes que receberão os absorventes; recursos necessários; cadastros para recebimento dos itens, etc.;
  • Disponibilização dos absorventes: a distribuição dos produtos deve ser feita com base em três tipos de demanda: demanda imediata, demanda mensal e disponibilização nos sanitários;
  • Eventual aquisição de outros produtos de higiene menstrual: a prioridade inicial do projeto é a aquisição de absorventes. Porém, a inclusão de outros itens, como coletores menstruais e absorventes reutilizáveis, poderá ser sondada;
  • Ações de conscientização/educação: paralelamente ao projeto, os campi deverão desenvolver ações educativas entre os estudantes sobre a saúde íntima e educação em sexualidade e reprodução.

Durante a reunião do Codir, a Proen afirmou que a expectativa é que os absorventes higiênicos passem a ser distribuídos nas unidades do IFFar já a partir do segundo semestre de 2024.