Página inicial > Santo Augusto > IFFar – Campus Santo Augusto entrega certificado de reconhecimento  para integrante externo do NEABI
Notícias Santo Augusto

Publicado em Sexta, 14 de Junho de 2024, 17h01 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Diretora Geral do IFFar – Campus Santo Augusto, Márcia Fink, juntamente com a Coordenadora de Ações Afirmativas, Janice Pinheiro Boeira, realizaram na tarde de quarta-feira, 12 de junho, a entrega de um certificado, para o membro externo do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas – NEABI, professor Dr. Bruno Ferreira, em reconhecimento à valiosa contribuição nas atividades de valorização das culturas indígenas e da interculturalidade na comunidade acadêmica.

Entrega de Certificado para Bruno Ferreira NEABI

Bruno possui graduação em História - Licenciatura Plena - pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tem experiência na área de História, com ênfase em políticas públicas de educação escolar indígena, atuando principalmente no seguinte tema: intelectuais indígenas, educação escolar indígena, educação intercultural.

Em 2020, Bruno tornou o primeiro doutor indígena a ser diplomado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e agora em 2024, ele e a pesquisadora Rosani de Fátima Fernandes foram os primeiros indígenas a serem nomeados como professores da universidade, tendo sido selecionados por concurso público docente voltado à área de educação para as relações étnico-raciais e educação indígena, farão parte do corpo docente da Faculdade de Educação - Faced/ UFRGS.

Bruno é da etnia kaingang, nascido na terra indígena Guarita, em Tenente Portela, atualmente residia em São Valério do Sul, na terra indígena Inhacorá, onde lecionava história, junto ao Instituto Estadual de Educação Indígena Ângelo Manhká Miguel, mas agora está de mudança para Porto Alegre onde irá integrar o corpo docente da UFRGS.

A Coordenadora de Ações Afirmativas do IFFar – Campus Santo Augusto, Janice Pinheiro Boeira, destaca que o professor Bruno participou ativamente das atividades do NEABI, de várias formas, seja propondo ações, pautando temas para estudo, compartilhando conteúdos e rede de contatos, acompanhando viagens de estudo e visitas. Além disso, foi um dos organizadores e palestrante do Ciclo de Estudos "Diálogos Interculturais: outras epistemologias possíveis", realizado como projeto de extensão com abrangência regional, no ano de 2023. “Bruno, contribuiu muito para a valorização das culturas indígenas e da interculturalidade em nossa comunidade acadêmica. Ficamos muito felizes com sua aprovação no concurso público da UFRGS, para o cargo de Professor do Magistério Superior, pois entendemos a importância dessa representatividade no mundo acadêmico. Desejamos poder manter o vínculo para futuras parcerias com o IFFar e estaremos de portas abertas para recebê-lo quando estiver em visita ao município”.