Página inicial > Santo Augusto > Banda IF Musical se apresenta na 30ª Feicoop
Notícias Santo Augusto

Banda IF Musical se apresenta na 30ª Feicoop

Publicado em Segunda, 15 de Julho de 2024, 16h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A Banda IF Musical do IFFar – Campus Santo Augusto se apresentou na última sexta-feira, 12 de julho, na 30ª Feira Internacional do Cooperativismo e da Economia Solidária (Feicoop), no Centro de Referência Dom Ivo Lorscheister, no bairro Medianeira, em Santa Maria. O IFFar foi uma das instituições organizadoras do evento realizado de 12 a 14 de julho.

Banda IF Musical na 30º Feicoop

O Projeto de Extensão IF Musical, é desenvolvido no IFFar - Campus Santo Augusto há dez anos, sob a coordenação do professor, Sandro Amorim de Souza e do servidor, Marcos Wollmann Santos. Os integrantes têm aulas de técnica vocal, guitarra, baixo e bateria, diretamente direcionadas para a formação de um grupo musical composto por alunos capazes de levar música de qualidade para a comunidade externa e também aproveitar estes contatos para divulgação dos cursos ofertados pela instituição. O contato com a música que o projeto proporcionou, desde quando foi criado em 2014, fez com que vários alunos, que possivelmente não teriam seus talentos artísticos revelados, se tornassem excelentes músicos.

Desde 2014, o projeto já teve a participação de mais de 90 estudantes do Campus Santo Augusto. Atualmente, a banda conta com a participação de 10 estudantes, além do professor Sandro na bateria, do professor Cleiton Reisdorfer Silva na guitarra e do servidor Marcos nos bastidores, o qual também é responsável pela divulgação deste projeto institucional e pelo atendimento das demandas técnicas da banda.

Essa foi a primeira apresentação externa dos integrantes que entraram na banda em 2024.  As seleções para novos integrantes ocorrem geralmente no início do ano, pois ao final do 3º ano do ensino médio alguns deixam o projeto, que está sempre em constante renovação. A escolha de novos participantes da banda se dá através de audições, com a participação dos alunos já integrantes da banda em todo o processo. Nessas audições, os estudantes interessados cantam ou tocam uma música de sua escolha. Apesar de os alunos terem um período formal para a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão durante os seus cursos, os ensaios do IF Musical normalmente ocorrem uma vez por semana no intervalo do meio-dia.

A Banda já se apresentou em diversos lugares. Fora do Rio Grande do Sul, por exemplo, a banda já esteve em Brasília, em 2016 e 2023, e em Florianópolis, em 2019. Dentro do estado, a banda já se apresentou em diversos eventos de grande porte. Um deles é o Descubra UFSM, evento que reúne milhares de estudantes da região central do Estado. A Banda também se apresenta em feiras e em escolas de Santo Augusto e região, promovendo também a divulgação institucional do IFFar.

Sobre a Feicoop: é um dos maiores eventos de Economia Solidária da América Latina e ocorre desde 1994. A 30ª edição teve como tema Construindo a Sociedade do Bem Viver: por uma ética planetária. O IFFar apoia a realização da Feicoop e vem participando como organizador e realizando atividades na programação da feira nos últimos anos. Durante a Feira, são expostos e comercializados produtos oriundos de empreendimentos da economia solidária, da agricultura familiar, de agroindústrias familiares, de catadores, povos indígenas, trabalhadores do campo, entre outros. Também ocorrem atividades paralelas, como atividades culturais, cursos, palestras, mesas de debate, entre outras.