Página inicial > Santo Augusto > Inscrições para Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar vão até 30 de agosto
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 07 de Agosto de 2024, 14h43 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A partir deste ano, a Mostra de Inovação do IFFar se une ao “movimento maker”, que traz a cultura do “faça você mesmo”. O evento ocorre durante a 15ª Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (XV Mept), no dia 3 de outubro, no Campus São Vicente do Sul.

mostradeinovação notícia07082024

Imagem: identidade visual da Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar (Secom/IFFar)

O objetivo da Mostra de Inovação e Cultura Maker é oportunizar um espaço para a exposição de produtos, protótipos, jogos, objetos educacionais, softwares e outras soluções tecnológicas interativas desenvolvidas por pesquisadores e estudantes do IFFar.

A inscrição de trabalhos vai até o dia 30 de agosto. Os trabalhos podem ter autoria de até seis estudantes e devem ter um servidor na condição de orientador. No dia do evento, será permitida a participação de no máximo três integrantes da equipe.

Para realizar a inscrição, os estudantes devem submeter o trabalho escrito e uma apresentação em vídeo de até três minutos do produto, protótipo ou software a ser apresentado durante a Mostra.

Inicialmente, será selecionado um trabalho por campus. Caso não sejam preenchidas as 11 vagas, e/ou haja disponibilidade de infraestrutura, outros trabalhos poderão ser selecionados.

Os alunos do IFFar interessados em participar devem ler o regulamento da Mostra de Inovação e Cultura Maker, disponível no site da XV Mept.

Mostra de Inovação se une ao Movimento Maker

A Mostra da Educação Profissional e Tecnológica do IFFar (Mept) é o maior evento acadêmico da instituição e está em sua 15ª edição. Além da exposição de trabalhos principal, na forma de banners, a Mept é composta por quatro eventos paralelos.

mostradeinovação notícia07082024b

Foto: estudante do IFFar apresenta trabalho na Mostra de Inovação durante a 13ª Mept, realizada em 2022 no Campus Santo Ângelo

A Mostra de Inovação é um desses eventos que tradicionalmente integra a Mept. Em 2024, ela está ainda mais completa, englobando também a Cultura Maker.

“O objetivo é fomentar a ideia de que qualquer pessoa – independentemente da idade, curso ou experiência – pode colocar a mão na massa e desenvolver com autonomia diversos projetos e objetos”, explica Thais Baldissera, servidora da Reitoria do IFFar que integra o Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica (NIT).

A ideia é que a já tradicional Mostra de Inovação seja um espaço em que estudantes e servidores do IFFar exerçam ainda mais sua criatividade e protagonismo. “A 1ª Mostra de Inovação e Cultura Maker do IFFar vai promover um ambiente de aprendizado dinâmico, colaborativo e orientado para resultados práticos, essencial para preparar os futuros líderes e inovadores de nossa sociedade”, prevê Thais Baldissera.

Os trabalhos aprovados serão publicados nos anais da XV Mept, poderão ser convidados a participar da Edição Especial do Boletim Técnico Científico do IFFar com a temática de Inovação e Cultura Maker, e ainda poderão ser indicados para representar o IFFar em eventos externos em 2024 e 2025.

Secom – com informações do NIT