Página inicial > Santo Augusto > Enade 2024 vai avaliar apenas licenciaturas
Notícias Santo Augusto

Enade 2024 vai avaliar apenas licenciaturas

Publicado em Segunda, 12 de Agosto de 2024, 15h19 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A edição 2024 do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) vai avaliar apenas os cursos superiores de Licenciatura. No IFFar, 18 cursos passarão pela avaliação. A prova será aplicada no dia 24 de novembro.

enade2024 notícia12082024

Foto: Estudantes de 18 licenciaturas do IFFar participam do Enade 2024 (Banco de Imagens/IFFar)

O chamado Enade das Licenciaturas se dá a partir de dois processos: a Avaliação Teórica, antiga Prova Enade, que será realizada no dia 24 de novembro, e a Avaliação da Prática. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino do IFFar (Proen), esta última avaliação é a grande novidade desta edição do Enade.

A Avaliação da Prática visa avaliar o desempenho dos estudantes durante o estágio de regência de classe. Além do estudante da licenciatura, também participam da Avaliação da Prática o professor supervisor - o docente da educação básica regente da disciplina em que o estudante realiza o estágio -, e o orientador de estágio - o docente do curso de Licenciatura do IFFar que orienta o estudante durante o estágio.

A Avaliação Teórica, apesar de já ser um instrumento regular do Exame, também passou por mudanças. Neste ano, a Prova será composta por 64 questões, aumentando o tempo de duração para 4h30. A composição das áreas da Prova também mudou: são 36 questões objetivas e uma discursiva sobre Componente Específico; e 27 objetivas sobre Formação Geral Docente.

No IFFar, estudantes de 18 cursos de Licenciatura participarão do Enade. Confira:

• Licenciatura em Ciências Biológicas – Campi Alegrete, Júlio de Castilhos, Panambi, Santa Rosa, Santo Augusto e São Vicente do Sul;
  • Licenciatura em Computação – Campi Santo Ângelo e Santo Augusto;
  • Licenciatura em Física – Campus São Borja;
  • Licenciatura em Matemática – Campi Alegrete, Frederico Westphalen, Júlio de Castilhos, Santa Rosa e São Borja;
  • Licenciatura em Pedagogia EaD – Polos Santiago e São Gabriel;
  • Licenciatura em Química – Campi Alegrete, Panambi e São Vicente do Sul.

Participam do Enade estudantes ingressantes e concluintes dos cursos listados acima. A exceção se dá para o curso de Licenciatura em Pedagogia EaD: participam apenas os alunos ingressantes.

Os estudantes poderão ser habilitados somente para a Avaliação Teórica, somente para Avaliação da Prática ou para ambas. Os estudantes habilitados para os dois processos avaliativos deverão, obrigatoriamente, realizar a prova de conhecimentos, preencher o questionário do estudante e realizar a Avaliação da Prática.

IFFar realizou formação com coordenadores de cursos avaliados

Após a publicação do Edital Enade nº 124/2024, a Direção de Graduação, da Proen, e a Pesquisa Institucional, da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRDI), realizou uma formação com os coordenadores de cursos, direções de Ensino, coordenação de Registros Acadêmicos e setores de Assessoria Pedagógica, visando orientar e informar sobre o cronograma e o novo formato do Enade.

A formação do IFFar sobre o Enade das Licenciaturas está disponível nos seguintes links:

Os Coordenadores de Curso tiveram até o dia 9 de agosto para realizar a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes no Sistema Enade. Até o dia 31 de agosto, as inscrições podem ser retificadas. No segundo semestre de 2024 e primeiro semestre de 2025, serão realizadas as ações para inscrição dos estudantes habilitados à Avaliação da Prática.

A Direção de Graduação, com o apoio da Pesquisa Institucional, também elaborou o Manual do Enade das Licenciaturas, que visa orientar os coordenadores, supervisores, orientadores, estudantes e Coordenação de Registros Acadêmicos nas ações a serem realizadas. O documento está disponível neste link.

Neste segundo semestre, também estão previstas formações junto aos estudantes habilitados à Avaliação Teórica e Avaliação da Prática. De acordo com a Proen, estas formações visam dar o suporte necessário para a realização deste importante e representativo processo avaliativo do desempenho dos estudantes e da qualidade dos cursos de Licenciatura ofertados pelo IFFar.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Os resultados do Enade constituem a base do cálculo de vários indicadores de qualidade do curso de graduação e da Instituição. Para além da nota individual, a turma avaliada de cada curso estará deixando uma “herança” para as próximas turmas. Saiba mais sobre o Enade 2024.