Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão inicia as atividades no LabMaker
Notícias Santo Augusto

Projeto de Extensão inicia as atividades no LabMaker

Publicado em Quarta, 21 de Agosto de 2024, 16h57 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto está desenvolvendo o projeto de Extensão “Potencializando habilidades e ampliando horizontes: o uso do LabMaker para a construção de tecnologias assistivas”, coordenado pela professora Renira Carla Soares, tendo como bolsista a acadêmica de Licenciatura em Computação, Andrieli Vargas de Souza, e a colaboração dos professores, Juliani Natália dos Santos e Paulo Henrique Oliveira.

Renira e Andrieli

O projeto surge como uma resposta à necessidade de promover a inclusão e a acessibilidade para pessoas com necessidades educacionais específicas em escolas do município de Santo Augusto. Infelizmente, a falta de recursos adaptados dificulta a atuação dos docentes, que buscam soluções tecnológicas para aprimorar a interação em sala de aula. Dessa forma, as tecnologias assistivas desempenham um papel fundamental na busca por igualdade de oportunidades e na potencialização do ensino e aprendizagem.

Fundamentado na metodologia "maker", o projeto destaca o aprendizado prático, a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas como seus pilares centrais. Os licenciandos em Computação irão se utilizar do Laboratório Maker como um espaço para mapear, prototipar e construir tecnologias assistivas personalizadas para demandas do IFFar - Campus Santo Augusto e de escolas parceiras que contam com acadêmicos do Pibid.

A proposta tem como objetivos promover a inclusão dos estudantes, melhorar a qualidade de vida, estimular a Pesquisa e Inovação, conscientização e sensibilização. Espera-se que o projeto possa contribuir significativamente para a aprendizagem e inclusão de pessoas com deficiência no contexto educacional; criação de um repositório contendo projetos de tecnologias assistivas, juntamente com relatos sobre a sua utilização; a contribuição essencial para a formação de docentes preparados para lidar com pessoas com necessidades educacionais específicas, a concretização das tecnologias assistivas mapeadas, tornando-as disponíveis e acessíveis, além do teste minucioso das tecnologias em situações reais de ensino, garantindo que atendam eficazmente às necessidades dos estudantes.

O Laboratório IF MAKER tem como objetivo estimular a capacidade de criação e inovação dos estudantes, promovendo a aprendizagem de forma mais prática e ativa, fazendo uso de aprendizagem baseada em projetos, como suporte ao ensino e aprendizagem das diversas áreas do conhecimento. O laboratório é um LEPEP (Laboratório de Ensino, Pesquisa, Extensão e Produção), que contém impressoras 3D de pequeno e médio porte, Kits Arduino, Kit de Robótica Lego, máquina CNC, scanner 3D.

Segundo a professora Renira, o projeto representa um esforço valioso em direção à inclusão e acessibilidade, ao mesmo tempo em que emprega a abordagem maker para capacitar estudantes na criação de soluções práticas para os desafios educacionais para a comunidade de Santo Augusto.

WhatsApp Image 2024 08 07 at 13.59.10 1

08 Laboratorio IF Maker SA vertical