Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão do Cinema Nacional realiza primeiro encontro
Notícias Santo Augusto

Projeto de Extensão do Cinema Nacional realiza primeiro encontro

Publicado em Quarta, 29 de Março de 2017, 23h15 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Foi realizado na noite dessa terça-feira, dia 28, no auditório do IFFar- Campus Santo Augusto, o primeiro encontro do projeto de Extensão “Cinema Nacional como Metodologia para a Educação Básica: Encontros Educacionais”. Trata-se de um curso de atualização para professores da educação básica, no qual pretende-se criar um espaço interativo, que possibilite discutir filmes nacionais, na perspectiva da (re)significação conceitual dos conteúdos escolares.

O evento contou com a participação Diretora de Pesquisa, Extensão e Produção do campus, Joseana Severo, da representante da 21ª CRE de Três Passos, Sirlei Voos, da representante da SMEC de Santo Augusto, Zaira Rotilli, de professores da rede estadual e municipal de Santo Augusto, bem como alunos e egressos das Licenciaturas e especializações do IFFar – Campus Santo Augusto.

Na ocasião, foi apresentado o cronograma dos encontros a serem realizados ao longo do ano, bem como os filmes que serão exibidos e discutidos. Será realizado um encontro por mês, iniciando já na próxima semana, dia 06 de abril, com a exibição do filme com temática indígena, “Terra Vermelha”. Também será criado um blog, para que os professores possam interagir com a equipe executora e entre professores de diferentes escolas para discutir e socializar as ações em desenvolvimento nas suas escolas.

Após a abertura, a professora de artes, Téoura Benetti, ministrou a palestra “Possibilidades de trabalho com o cinema na escola: um olhar para além dos conteúdos”. Em sua fala a professora falou da possibilidade de ampliação do espectro da formação cultural que a exibição de filmes pode proporcionar, bem como a oportunidade de acesso ao cinema não contemplado na TV aberta, e produções diferenciadas daquelas de cunho meramente comercial. “Para além da dimensão dos conteúdos, os assuntos, as temáticas exploradas pelo filme, está a utilização da linguagem audiovisual para um fim comum, a comunicação; e  a grande questão do trabalho com o cinema nas escola seria como podemos tornar essas linguagens mais íntimas a ponto de podermos nos expressar sobre elas e através delas?”.

Segundo a coordenadora do projeto, Clarinês Hames, a utilização de diversas tecnologias tem contribuído para ampliar o local de aprendizagem e o acesso ao conhecimento e informação. Nessa perspectiva, o cinema se consolida como um forte elemento politizador, que deve ser aproveitado na escola como uma metodologia capaz de contribuir para a implementação da interdisciplinaridade, sempre pretendida nas ações pedagógicas e necessárias para a formação integral dos estudantes. Além disso, a Lei Brasileira nº 13.006/2014, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, acrescenta o § 8o ao artigo 26 da Lei 9.394/96, torna obrigatória a exibição de filmes de produção nacional nas escolas de educação básica. Por isso é importante sensibilizar e instrumentalizar os professores para que se tenha os resultados esperados nessa modalidade de interação pedagógica.

A principal proposta do projeto é discutir as mais diferentes temáticas, partindo do filme proposto. Também será desenvolvido um trabalho de apresentação e conhecimento do cinema brasileiro, que sofre os mais diversos tipos de preconceito, sendo necessário mostrar para professores e alunos que o cinema nacional oferece um grande repertório de boas obras e interessantes temáticas para serem desenvolvidas na escola. Outro fator importante é a ausência de cinemas em nossa região.

A equipe executora é multidisciplinar, sendo constituída por professores de diversas áreas do conhecimento sendo eles: Coordenadora, Clarinês Hames – biologia; Coordenadora adjunta, Leidi Daiana Preichardt – alimentos; Edevandro Sabino – língua portuguesa, Ricardo Correa –sociologia, Téoura Benetti – artes, Cláudia Alves dos Santos – geografia; Dirceu Adolfo Dirk – história, Marcia Rosmann - pedagogia, Dhieimy Quelem Waltrich - direito, Sérgio Reni Tiecher – informática; Leonardo Matheus Pagani Benvenutti – Técnico em TI; Laura Teresa Müllher – aluna de Licenciatura em Ciências Biológicas bolsista do projeto; Uianes Luiz Rockenbach Biondo – Aluno de Licenciatura em Computação Bolsista do Projeto.