Página inicial > Santo Augusto > Alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam o Parque do Turvo
Notícias Santo Augusto

Alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas visitam o Parque do Turvo

Publicado em Terça, 09 de Mai de 2017, 16h12 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos do 1º e do 3º semestres do curso superior de Licenciatura em Computação do IFFar – Campus Santo Augusto, acompanhados pela professora Clarissa Gervasio, realizam no sábado, dia 06, uma visita técnica ao Parque Estadual do Turvo em Derrubadas-RS. O local se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no estado do Rio Grande do Sul, sendo reconhecido como uma área de extrema importância para a conservação da biodiversidade.

Durante a visita os alunos fizeram a trilha do campestre, com acesso autorizado apenas para Instituições com fins de Educação Ambiental e também conheceram o Salto de Yucumã. No trajeto da trilha, os guias falaram sobre a biodiversidade do parque e os desafios da conservação.

Segundo a professora Clarissa, a viagem teve como objetivo conhecer a biodiversidade local, identificando a flora e fauna, percebendo a interdependência existente entre os componentes do meio ambiente. “Tal atividade permite um processo de reconhecimento de valores e clarificações de conceitos, objetivando o desenvolvimento de habilidades e modificando atitudes em relação ao meio, relacionando-se também à prática de tomada de decisões e a ética que conduzem para a melhoria da qualidade de vida”.

Clarissa destaca que, a vivência de atividades de educação ambiental em locais de preservação favorece as relações entre pessoas e o meio ambiente, enfocando não somente a sensibilização quanto ao uso e desperdício dos recursos naturais, mas também, a importância do conjunto de indivíduo e meio ambiente. “Exercer educação ambiental em Unidade de Conservação é de grande importância, pois, além de promover um vínculo entre a comunidade dos arredores e visitantes, demonstra a importância da conservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável, para, desta forma, desenvolver uma consciência ecológica em escala mundial”.