Página inicial > Santo Augusto > Alunos do IFFar – Campus assistem e debatem o filme “Xingu”
Notícias Santo Augusto

Alunos do IFFar – Campus assistem e debatem o filme “Xingu”

Publicado em Segunda, 22 de Mai de 2017, 16h25 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, do IFFar – Campus Santo Augusto, assistiram na terça-feira, dia 16, o filme “Xingu”, dirigido por Cao Hamburger e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert. Após a exibição o filme foi debatido pelo professor de história, Dirceu Dirk.

O filme conta a trajetória dos irmãos Orlando, Claudio e Leonardo Villas-Bôas, que após se alistarem em 1943, na Expedição Roncador-Xingu, parte da Marcha para o Oeste, promovida pelo presidente de Getúlio Vargas, realizaram uma missão desbravadora pelo Brasil Central. Ao final da missão em 1961, os irmãos Villas-Bôas fundaram o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo.

A produção foi iniciada após o pedido da família Villas-Bôas a Fernando Meirelles, que indicou Cao para a direção do filme. O diretor aceitou a proposta, pois se interessou pelo assunto e por não entender como essa história foi pouco divulgada. A maior parte das filmagens ocorreram no Tocantins e no parque Indígena do Xingu, durante um período de dez meses. Xingu foi exibido pela primeira vez em 2011, no 8º Amazonas Film Festival.