Página inicial > Santo Augusto > Egressa de Tecnologia em Alimentos realiza Doutorado sanduiche na França
Notícias Santo Augusto

Egressa de Tecnologia em Alimentos realiza Doutorado sanduiche na França

Publicado em Quinta, 29 de Junho de 2017, 16h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A egressa do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFFar – Campus Santo Augusto, Juliele Ilone Dambros está fazendo Doutorado sanduiche no Instituto Nacional Politécnico de Toulouse na França no laboratório de Genômica e Biotecnologia de Frutas, sediado no renomado Instituto Agronômico Francês INRA, sob orientação do pesquisador Mondher Bouzayen.

Juliele na França

Juliele, que está na fase final do Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, na área de ciência e tecnologia de frutos e hortaliças, ficará na França até o final do ano, quando voltará ao Brasil para defender sua tese.

A estudante está desenvolvendo estudos de transformação genética na planta do tomateiro, visando a expressão e silenciamento de genes de interesse agronômico, inclusive adotando a inovadora técnica de edição gênica CRISPR/Cas9. O estudo tem por objetivo o entendimento da ação de genes possíveis causadores da desordem fisiológica denominada farinosidade, muito comum em maçãs e pêssegos.

Após a conclusão do doutorado, Juliele pretende fazer concursos para ser professora ou trabalhar com pesquisa em alguma grande empresa de alimentos, que disponibilize essa área. “Também seria legal fazer um pós-doutorado em um país de língua inglesa para poder aprimorar, além do conhecimento, a fluência no idioma”, destaca a estudante.

Para Juliele foi um prazer ter feito parte do IFFarroupilha: “Muito do que conquistei até hoje foi devido ao conhecimento e apoio dados pelo instituto e principalmente pelos professores. Espero que meu exemplo possa motivar muito mais jovens estudantes a tentar esse tipo de experiência, que é única e que vale muito a pena”!.