Página inicial > Santo Augusto > Alunos de Santo Augusto aprendem sobre a importância da química dos alimentos
Notícias Santo Augusto

Alunos de Santo Augusto aprendem sobre a importância da química dos alimentos

Publicado em Sexta, 30 de Junho de 2017, 16h02 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Com o objetivo de despertar o interesse dos graduandos do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos do IFFar - Campus Santo Augusto, na disciplina de Química, a professora Roberta Cristina Novaes dos Reis, com o apoio da Coordenadora do Curso Professora Gislaine Hermanns, propôs aos estudantes do 1º semestre um trabalho intitulado “Química nos Alimentos”.

Segundo a professora, o trabalho consistiu em relacionar uma substância ou um grupo de compostos químicos (Ex.: carboidratos, lipídeos, cloreto de sódio, ácido acético, ácido lático, hipoclorito de sódio, nitritos e nitratos...) com os alimentos. “Algumas destas substâncias são componentes dos alimentos outras são utilizadas como conservantes, condimentos e/ou como agente sanitizante, dentre outras utilidades”.

A atividade foi realizada em duplas e apresentada durante a aula da disciplina Química Geral e Inorgânica. Após a apresentação dos estudantes, foi feito um resumo de todos os temas e elaborado um pôster do trabalho. Para Roberta, o resultado foi positivo, uma vez que os estudantes perceberam a importância das disciplinas envolvendo a Química (geral, inorgânica, orgânica, analítica e físico-química) existentes no Projeto Pedagógico do Curso. “A intenção é deixar o pôster exposto na sala de aula para se obter o mesmo resultado positivo nas outras turmas que irão ingressar”, destaca a professora.