Página inicial > Santo Augusto > Campus Santo Augusto marca presença no 4º Seminário Nacional de Inclusão Digital
Notícias Santo Augusto

Publicado em Segunda, 25 de Abril de 2016, 16h37 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Professores do eixo de Informação e Comunicação, e alunos do IF Farroupilha,  Campus Santo Augusto, estiveram, de 18 a 20 de abril, participando do  4º SENID 2016 – Seminário Nacional de Inclusão Digital, em Passo Fundo/RS. A participação, em forma de apoio, organização e realização do evento, se deu em conjunto com a Universidade de Passo Fundo (UPF)

Com o tema “A liberdade digital de aprender”, o seminário  reuniu  participantes de diversos lugares do país. O Professor Gelson André Schneider, do Instituto Federal do Tocantins, por exemplo, além de participar do evento, aproveitou para conhecer o curso de Licenciatura em Computação do Campus Santo Augusto, através de seus professores. Na oportunidade, ele foi presenteado com duas publicações do eixo, e convidado a participar das discussões sobre a temática das tecnologias na educação no próprio Campus. Segundo Gelson, “a participação no SENID é uma excelente oportunidade para a troca de experiências entre os professores de licenciaturas em computação, tendo em vista que o IFTO e o IFFarroupilha ofertam o mesmo curso”.

Além dessa parceria, os professores puderam acompanhar outras atividades, dentre elas, o  1º. Encontro Gaúcho dos Grupos de Educadores Google, o qual o Eixo de Informação e Comunicação do Campus Santo Augusto passa a integrar, juntamente com a cidade de Passo Fundo/RS o GEG Passo Fundo.

A participação dos alunos se deu de diferentes formas. Os acadêmicos puderam assistir a palestras, participar de oficinas, conhecer o Campus da UPF, interagir e trocar experiências sobre a temática do evento. Professores e alunos compartilham com Gilvan Vilarim, autor do Livro: Algoritmos: programação para iniciantes, a experiência do seu livro, que é utilizado em sala de aula nos cursos Técnico em Informática e Licenciatura em Computação no Campus Santo Augusto ((na foto, ele está ao lado do Professor Adão).

Segundo a Coordenadora do Curso Superior Licenciatura em Computação, Professora Márcia Fink e o Coordenador do Eixo de Informação e Comunicação, Professor Cleitom José Richter,  “a participação do Campus Santo Augusto no 4º SENID mostra o quanto estamos atentos e inseridos nas atuais discussões sobre as tecnologias na educação. Ser comissão de apoio, parte integrante do processo de organização e realização do evento juntamente com a UPF, além de estreitar laços de integração, troca e ajuda mútua entre o Instituto Federal e a Universidade, torna-se para nós, uma forma de reiterar as discussões que permanentemente fazemos em sala de aula, ou seja, os desafios acerca da liberdade digital de aprender! Realidade que coloca alunos, professores, instituições de ensino, e porque não dizer, o próprio conhecimento nas discussões mais reflexivas sobre as novas maneiras de ensinar e aprender, mediado pelas mais diferentes mídias digitais, tecnologias educativas, entre outras.”

O Campus Santo Augusto apresentou Trabalhos nas seguintes categorias:

Artigo Completo

• Blended Learning: Desenvolvimento Profissional Docente em Rede (Adão Cambraia, João Aloísio Winck).
  • Interfaces Acessíveis no Moodle baseadas no padrão WCAG 2.0 para alunos cegos (Eduardo Dalcin, Ana Cláudia Pavão Siluk, Danilo Garcia Weich)

Artigo Resumido

• Análise da Acessibilidade da Plataforma Social Educativa Edmodo: olhares do aluno cego. (Eduardo Dalcin, Ana Cláudia Pavão Siluk, Danilo Weich, Angela Picada Roveder).

Relato de Experiência

• Projeto de Extensão Pé na Estrada: um espaço de encontro, interlocução, relato de experiências e troca de saberes (Márcia Fink)
  • Projeto de Ensino: Hardware e Eletrônica na Escola (Eduardo Dalcin, Deivid Guarienti, Amauri Loureiro)
  • A Disciplina de Hardware: aproximações do espaço escolar (Cleitom Richter, Ana Cláudia Pavão Siluk, Eduardo Dalcin, Débora Mattioni).