Página inicial > Santo Augusto > Vídeo do Campus Santo Augusto é premiado na V Mostra Cultural do IFFar
Notícias Santo Augusto

Vídeo do Campus Santo Augusto é premiado na V Mostra Cultural do IFFar

Publicado em Sexta, 01 de Setembro de 2017, 17h34 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

No dia 25 de agosto foi realizada a V Mostra Cultural do Instituto Federal Farroupilha no Campus Santa Rosa, com apresentações artístico-culturais, de vídeos e de exposição de desenhos e imagens, tendo como objetivo de promover a articulação entre os estudantes através de atividades artísticas e culturais.

O IFFar – Campus Santo Augusto foi muito bem representado no evento, na modalidade apresentações artístico-culturais, pelo aluno Luan dos Santos Motta com a dança The Hostage, pela banda IF Musical e pela Invernada Artística Integração; nos Trabalhos na modalidade de exposições com os croquis de moda do aluno Luan dos Santos Motta e na Modalidade de vídeos com o curta “Moléculas de Bruxaria”, o qual foi premiado em 1º lugar.

O curta “Moléculas de Bruxaria” foi produzido pelos alunos do 1º ano do curso técnico em Administração, Anabel Leichtweis, Cintia Neuberger de Lima, Eduardo de Camargo, Jamile Kolling Ribas, Pábola Graupe de Almeida e Thaisa Fernanda Schuh. O vídeo desenvolvido no Projeto de Ensino “Química, literatura e arte”, tem aproximadamente dez minutos e reporta de maneira muito criativa as estruturas químicas e os eventos históricos abordados no capítulo 12 do livro os “Botões de Napoleão”.

Segundo o professor de química da turma, Carlos Wyrepkowski, o grupo obteve nota máxima quando apresentaram o vídeo em sala de aula. “Devido a excelente qualidade da produção, os inscrevi e motivei a participarem da Mostra Cultural. O objetivo não foi produzir o material para Mostra Cultural, mas utilizar metodologias alternativas no ensino de química que tornam a aprendizagem mais atraente e possibilita aos estudantes o envolvimento com outras áreas de conhecimento”.

Para os alunos a produção do vídeo foi trabalhosa, pois demorou várias tardes e até noites para produzir os vários desenhos e o roteiro. “Achamos bem interessante e divertida essa ideia de aprender química pela arte, pois foi uma maneira que nos envolveu mais com o conteúdo, sendo assim até mais fácil de aprender, e como a turma fez outros tipos de vídeo envolvendo outros capítulos do mesmo livro, aprendemos coisas novas de uma maneira atrativa. Com certeza nenhum de nós esperava que ganhássemos o primeiro lugar, mas logo que aconteceu a premiação a Pábola que representou todos em Santa Rosa, comunicou o grupo pela internet e todos comemoraram”.

O Projeto de Ensino “Química, literatura e arte está foi desenvolvido pelos professores da área de química do IFFar – Campus Santo Augusto no primeiro semestre de 2017, com o objetivo de se investigar a influência da literatura e arte nos processos de ensino e de aprendizagem de conteúdos químicos do ensino médio. Para isso, propôs-se a leitura do livro “Os botões de Napoleão – as 17 moléculas que mudaram a história”, pelos estudantes do ensino médio integrado do Instituto Federal Farroupilha - Campus Santo Augusto. Associado a leitura, foi proposta a criação de uma atividade teatral, criação de história em quadrinho, curta metragem, como forma de fechamento da investigação, avaliação da experiência vivenciada e da interdisciplinaridade no ensino de química.