Página inicial > Santo Augusto > Projeto de Extensão "Espanhol e inglês para crianças" realiza atividades diferenciadas
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quarta, 13 de Setembro de 2017, 01h28 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Nos dias 01 e 06 de setembro, o Projeto de Extensão “Espanhol e Inglês para crianças da comunidade de Santo Augusto-RS”, realizou atividades diferenciadas, pensadas com muito carinho por seus organizadores, para os alunos da Escola Municipal São João e da Escola Estadual de Ensino Médio Santo Augusto.

Os encontros iniciaram com a participação especial da bibliotecária, Daniela d’Acampora, coordenadora do Projeto de Extensão “Biblioteca em Ação, contar, encantar e educar”. Daniela e as alunas voluntárias, Thaís Dutra, Fernanda Montagner, Dienifer Marques, Jéssica da Silva, Caroline Scherer, Gabrieli Oliveira, Laura Hahn, Liandra Cardoso, Micheli Neukamp, Mônica Ferri e Carolina Gollmann, contaram e encenaram lindas histórias infantis. Na sequência, os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas sobre o vocabulário visto nas histórias, que deveriam ser ditos em língua espanhola e inglesa.

Em seguida, as crianças foram conduzidas até o laboratório de zoologia, onde puderam ver animais taxidermizados, como gambá, tamanduá e jaguatirica e também animais em vidro, como, aranha, sapo, gafanhoto, cobra, escorpião, lagarta, entre outros. As professoras das turmas aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas sobre o nome dado ao grupo ao qual pertencem cada tipo de animal (répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e aves), o que veio ao encontro de um dos objetivos do projeto, que é trazer assuntos familiares aos alunos.

Depois da visita ao laboratório, as crianças conheceram as áreas de suinocultura, ovinocultura, aves e bovinos, onde puderam ver os animais e praticar seus nomes em espanhol e inglês.

Segundo a coordenadora do projeto, professora Miquela Piaia, trabalhar com tópicos que estejam sendo vistos em outras disciplinas traz maior confiança e segurança para as crianças. “Fornecendo um insumo adequado, as crianças ficam mais envolvidas, motivadas e apresentavam bom desempenho”.

O encontro foi encerrado com atividades em sala de aula: canções, desenhos e escrita de todo o vocabulário visto durante o dia. Cada criança ganhou um lápis com um lindo animalzinho feito em EVA pelos professores, alunas voluntárias e também pela professora de artes, Téoura Benetti, para guardar como recordação desse dia, cheio de descobertas, encantos e aprendizagem.