Página inicial > Santo Augusto > Professores de Língua Estrangeira realizam trabalho sobre árvores genealógicas
Notícias Santo Augusto

Professores de Língua Estrangeira realizam trabalho sobre árvores genealógicas

Publicado em Terça, 17 de Outubro de 2017, 01h22 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os professores de Espanhol e Inglês do IFFar – Campus Santo Augusto, Edevandro Sabino e Miquela Piaia, desenvolveram com os alunos dos 2ºs anos dos cursos técnicos em Agropecuária, Administração, Alimentos e Informática, um trabalho sobre Árvores Genealógicas.

DSC 0886

Segundo os professores, no primeiro momento, os alunos construíram a árvore genealógica da própria família contemplando as seguintes informações: nome, idade, profissão, duas características físicas, duas características psicológicas e a atividade que mais gosta de fazer. Essas informações foram dispostas em um pequeno texto, com coesão e coerência, escrito em Língua Estrangeira. Conjugação verbal, artigos, preposições, adjetivos, aquisição de vocabulário e produção textual foram alguns dos conteúdos trabalhados nessa produção.

No segundo momento as turmas foram divididas em grupos de quatro alunos, que ficaram responsáveis por pesquisar informações sobre um professor da turma e sua família. Os grupos realizaram uma entrevista com o professor sorteado, coletando as mesmas informações utilizadas quando fizeram as suas próprias árvores. Com os dados em mãos, os estudantes construíram as árvores das famílias dos professores contendo os mesmo pontos e com a mesma proposta de texto na Língua Estrangeira (Inglês e Espanhol).

Os professores relatam que o trabalho teve ótima aceitação dos estudantes, que na grande maioria se envolveram, mostrando bastante interesse, além de ser uma atividade prazerosa, que proporcionou um envolvimento com a própria família, oportunizou também conhecer um pouco sobre a vida de seus educadores.

A atividade teve como objetivo propor estratégias de ensino, envolvendo criatividade, interação e motivação dentro de um aprendizado mais agradável e efetivo, permitindo aos alunos ampliar o seu vocabulário em Língua Estrangeira, tanto na escrita quanto na oralidade.

As árvores genealógicas dos estudantes foram expostas nas salas de aula e na Mostra Cultural realiza no mês de setembro, e receberam diversos elogios, que fazem jus ao belo e criativo trabalho feito pelos alunos. Já as árvores dos professores foram expostas na semana que antecede o dia do professor, como homenagem dos alunos aos seus Mestres.

DSC 0889