Página inicial > Santo Augusto > Vem aí um ano letivo com muitas novidades no IFFar - Campus Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Vem aí um ano letivo com muitas novidades no IFFar - Campus Santo Augusto

Publicado em Terça, 20 de Fevereiro de 2018, 15h29 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Neste início de ano letivo, os ares no IFFar - Campus Santo Augusto estão diferentes, com novas obras, novas turmas e novos cursos. Desde que a instituição foi criada, há dez anos, com o objetivo de oferecer cursos gratuitos e de qualidade para Santo Augusto e região, existia o desejo da população, de que a instituição pudesse ofertar também alguns cursos que somente hoje tornam-se realidade.Foram anos de expectativa e de incertezas, mas sempre com a esperança de que um dia tais cursos seriam finalmente aprovados e passariam a ser ofertados pelo IFFar - Campus Santo Augusto.

E finalmente, os tão esperados cursos superiores de Bacharelado em Administração e Agronomia, deverão ter início nos próximos dias, com o ingresso das primeiras turmas já neste primeiro semestre de 2018. Os cursos de Bacharelado em Administração e Bacharelado em Agronomia foram aprovados por unanimidade na segunda reunião extraordinária do Conselho Superior do Instituto Federal Farroupilha, realizada em Santa Maria, no dia 14 de julho de 2017.  Serão ofertadas 40 vagas cada um, que deverão ser preenchidas por candidatos que se submeteram ao Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, e que tiverem se inscrito no Sistema de Seleção Unificada – Sisu.

O Curso Superior de Bacharelado em Administração terá duração de 4 anos e ocorrerá no período noturno; e o de Agronomia, 5 anos, com atividades à tarde e à noite. São cursos que vêm ao encontro da demanda regional, com o objetivo de colocar no mercado, profissionais com sólida formação teórica e prática, capazes de atuar nas mais diversas áreas, inerentes a cada um.

A fim de tornar possível tais ofertas, os investimentos do Campus, neste sentido, vêm sendo realizado há alguns anos, principalmente em relação ao Curso de Agronomia, que exige uma infraestrutura mais específica e complexa. O próprio Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, ofertado pela instituição desde 2016, foi criado pensando-se no Curso de Agronomia, já que parte de sua infraestrutura também poderia ser utilizada para as atividades a serem desenvolvidas por este outro curso. Para tanto, um moderníssimo prédio de Ciência e Tecnologia, com laboratórios super equipados e salas de aulas, foi construído. Considerando mobiliário, equipamentos, máquinas agrícolas e a construção de um novo prédio de salas de aulas, os investimentos somam a quantia aproximada de R$ 11 milhões. E em uma parceria firmada com o Poder Público Municipal, este se comprometeu a adquirir uma área de terras de aproximadamente 25 ha., a ser doada ao IFFar – Campus Santo Augusto para realização das aulas práticas. Quanto aos recursos humanos necessários para a consolidação do curso de administração e agronomia, essa necessidade foi sanada, ainda no primeiro semestre de 2017, com a liberação de novas vagas pelo Ministério da Educação – MEC.

A diretora geral da instituição, Verlaine Gerlach, conta que “a implantação dos dois novos cursos exigiu muita dedicação da equipe de gestão do Campus que, juntamente com todo o quadro de servidores, trabalhou muito para viabilizar as condições mínimas necessárias para tal oferta, até porque na época o Campus Santo Augusto não tinha recursos humanos suficientes, nem infraestrutura física para a criação dos cursos. Porém, primando sempre pela formação de profissionais capazes e empreendedores, e buscando a qualidade e a excelência, bem como o compromisso em ofertar ensino e possibilitar a aprendizagem de qualidade, procurou-se captar recursos extraorçamentários, viabilizados por intermédio do deputado federal Jerônimo Goergen, que foram decisivos para a ampliação da estrutura física”. A diretora reconhece e agradece a valorosa participação da comunidade, de autoridades e de todos os envolvidos nesta conquista, e salienta que a implementação destes cursos superiores atende à demanda dos mais variados setores, e consolida a participação do IFFar - Campus Santo Augusto no processo de crescimento econômico e social da região onde está instalado.

Portanto, o Campus e os novos cursos estão prontos, de portas abertas, à espera dos novos estudantes, futuros administradores e agrônomos que certamente terão pela frente carreiras brilhantes, onde quer que venham a atuar, colocando em prática todo o aprendizado adquirido neste valioso tempo que começa agora!

Texto: Stela Paris/Verlaine Gerlach

Fotos: Ascom Campus Santo Augusto