Página inicial > Santo Augusto > Estudantes debatem sobre as Mulheres na Política
Notícias Santo Augusto

Estudantes debatem sobre as Mulheres na Política

Publicado em Quinta, 08 de Março de 2018, 14h47 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto participaram na manhã de quarta-feira, dia 07, de uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher. A atividade foi coordenada pela professora Claudia Alves dos Santos, responsável pelo projeto de Ensino “As Mulheres na Política: um lugar polêmico”.

A programação iniciou com a apresentação da música “O bêbado e o equilibrista” pela aluna Vitória Ribeiro, que emocionou a todos cantando à capela. Na sequência, a professora Claudia, juntamente com os alunos participantes do projeto, Letícia Strossi, Allana Trevisan, Luan Mota, Victória Munhlen e Vitor Schmidt, apresentaram dados sobre a presença da mulher na política.

Segundo a professora Claudia, o projeto atual, resultou de demandas estudantis a partir das aulas de Geografia e do projeto de ensino desenvolvido em 2016, intitulado “A situação das mulheres na contemporaneidade: reflexões entre discentes e docentes no IFFarroupilha”, e teve como  objetivo propor uma conscientização dos estudantes sobre o processo político brasileiro através de pesquisas e análises sobre a atuação de mulheres na política em municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul.

Através dos estudos empreendidos pelo grupo foi analisada a pouca presença de mulheres em cargos eletivos nos municípios de origem dos estudantes. Essa constatação levou a uma preocupação relacionada ao desenvolvimento de políticas públicas que combatam a violência e as desigualdades entre os gêneros. Para a professora Claudia, espera-se que os estudantes participantes do projeto, sejam reprodutores de pensamentos não sexistas e questionadores sobre a não presença das mulheres na política brasileira. "Pensar e refletir sobre padrões desiguais estabelecidos é uma possibilidade de se estabelecer novas chances de novos mundos", destaca a professora.

Ao final da atividade foi apresentado o trabalho realizado pelos professores de linguagens sobre “As mulheres polêmicas na história”, que deram origem aos painéis expostos no hall de entrada. Enquanto o professor João Paulo Massoti falava sobre o projeto estudantes caracterizados pelas personagens pesquisadas iam entrando no auditório e se colocando no palco. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, buscando homenagear algumas personalidades femininas que se destacaram em sua época.