Página inicial > Santo Augusto > Servidora do IFFar publica artigo sobre Migrações em Santo Augusto
Notícias Santo Augusto

Servidora do IFFar publica artigo sobre Migrações em Santo Augusto

Publicado em Terça, 03 de Abril de 2018, 17h08 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Com o objetivo de analisar os movimentos migratórios ocorridos em Santo Augusto, desde sua emancipação política, na década de 1950, até o ano de 2017, a jornalista e produtora cultural do IFFar - Campus Santo Augusto, Stela Paris, concluinte do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Unijuí, realizou um profundo trabalho, que foi publicado recentemente pela Revista Grifos, da Unochapecó, Chapecó/SC.

Além de abordar amplamente o tema “migrações”, o artigo, intitulado “Santo Augusto, entre idas e vindas, uma análise dos movimentos migratórios ocorridos em uma perspectiva histórica” traça um panorama sobre o fenômeno no município, destacando suas potencialidades e eventuais fatores que levam à emigração.

Para tanto, a então mestranda realizou uma pesquisa, entrevistando pioneiros, escritores, empresários, profissionais da imprensa e de órgãos públicos da cidade. Dentre os entrevistados, destaque para o escritor Odilon Gomes de Oliveira, a ex-professora e escritora Teresinha Derosso,  o ex-professor e ex-vereador Egmar Umberto de Moraes, o ex-professor e ex-presidente do Sindicato Rural, Eurico Prauchner, o jornalista Lúcio Steiner e o proprietário do Jornal O Celeiro, Pedro Valmor Marodin.

Entrevista Odilon 2

Stela Entrevistando o professor Odilon Gomes de Oliveira

Quanto à pesquisa bibliográfica, uma verdadeira relíquia veio à tona, contribuindo de forma relevante para o enriquecimento do trabalho: uma dissertação da mestre em administração pública, Neyta Oliveira Belato, datada de 1978, e intitulada “Mudanças ocorridas no setor urbano em função da modernização da agricultura: o caso de Santo Augusto”. Uma pesquisa que foi caprichosamente guardada, durante todo este tempo, pela ex-professora e escritora Teresinha Derosso, e que agora irá compor o acervo do Centro de Cultura do município.

Dissertação antiga

No artigo sobre o fenômeno migratório em Santo Augusto, a autora ressalta a importância do Instituto Federal Farroupilha para o crescimento econômico do município, e a constante implantação de novos cursos na instituição, que certamente têm funcionado como fatores de atração de novos moradores para a cidade. Em 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) de Santo Augusto era pouco superior a R$ 202 milhões, saltando para mais de R$ 300 milhões em 2011, o que representou, na verdade, um salto na qualidade de vida de muitos moradores da cidade e da região (Dados do IBGE, 2014).

A servidora do IFFar, Stela Paris, agradece a todos os que colaboraram com este trabalho sobre os  movimentos migratórios em Santo Augusto, e informa que o artigo completo pode ser acessado no seguinte endereço: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/grifos/article/view/4037/2353.