Página inicial > Santo Augusto > Professora tem artigo sobre a Educação Profissional e Tecnológica publicado em revista
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 03 de Abril de 2018, 17h49 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A professora do IFFar – Campus Santo Augusto, Juliani Natália dos Santos, teve o artigo “Formação de professores da educação profissional e tecnológica - EPT e narrativas de formação: uma revisão literatura” publicado na Revista Acta Tecnológica.

O artigo é um recorte da pesquisa de dissertação do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica da professora Juliani, orientada pelo professor do IFFar, Dr. Vantoir Roberto Brancher, que teve como objeto de estudo o estado da arte junto ao banco de dados da Scielo Brasil, referente às produções científicas que vem sendo realizadas com os temas formação de professores para Educação Profissional e Tecnológica-EPT e narrativas de formação docente.

A pesquisa teve o objetivo de mapear e discutir como se dá a constituição dos saberes docentes para atuação no espaço da EPT. Para tal, se estabeleceu relações e aproximações teóricas a respeito da constituição profissional destes sujeitos, a partir da análise de conteúdo das produções existentes, com ênfase nas seguintes categorias temáticas: saberes docentes, imaginário e representações, trajetos formativos e identidade docente, tendo como base o ano da criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em 2008 até o ano de 2016.

Segundo a professora Juliani, ao concluir a análise dos artigos publicados, identificou-se uma significativa preocupação com a formação dos professores da EPT diante das políticas públicas referentes a esta modalidade, dando ênfase as narrativas de formação para o crescimento profissional de si e demais colegas. Percebeu-se, ainda, a carência de publicações sobre narrativas de professores da EPT, fomentando o uso destas narrativas para a formação e crescimento desse profissional.

A Revista Acta Tecnológica é uma publicação oficial de divulgação científica e tecnológica do Instituto Federal do Maranhão, com periodicidade semestral e se destina a divulgar os conhecimentos técnicos, científicos e culturais produzidos nesta e demais instituições da rede de ensino básico, técnico, tecnológico e superior.

O artigo está disponível nesse link: http://portaldeperiodicos.ifma.edu.br/index.php/actatecnologica

Juliani