Página inicial > Santo Augusto > Integrante do  NIT do IFFar – Campus Santo Augusto ganha bolsa de estudos da OMPI
Notícias Santo Augusto

Publicado em Quinta, 05 de Abril de 2018, 14h18 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção do IFFar – Campus Santo Augusto, Francisco Sperotto Flores, integrante do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT), participou do processo de concessão de bolsas da Organização Mundial da Propriedade Intelectual – OMPI (World Intellectual Property Organization – WIPO), sendo selecionado entre os participantes de diversos países.

O curso em língua inglesa de 120 horas, no formato EAD, é pago, mas a organização oferece bolsas para servidores de instituições de ensino. Para ser admitido no curso como bolsista, Francisco enviou um documento manifestando a intenção de ingressar no curso, o qual foi respaldado pela Reitoria do IFFar. As temáticas abordadas serão: propriedade intelectual, conhecimentos tradicionais e expressões culturais.Segundo Francisco, este tipo de conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de algumas das ações propostas pelo NIT; que incluem o auxílio na proteção intelectual de inovações desenvolvidas por servidores, alunos ou comunidade externa.

Para o presidente do NIT do IFFar – Campus Santo Augusto, Elisandro João de Vargas, o curso proporcionará conhecimentos que irá auxiliar nas atividades a serem desenvolvidas pelo NIT no decorrer deste e próximos anos  relata. "Estamos muito felizes pelo resultado positivo do integrante do NIT nesta primeira etapa". Elisandro explica que nestes primeiros meses do ano, o NIT do IFFar – Campus Santo Augusto tem trabalhado na elaboração do planejamento estratégico do núcleo. "São previstas diversas ações a serem desenvolvidas em conjunto com os alunos, servidores e comunidade externa,  permeando os assuntos de propriedade intelectual, empreendedorismo e inovação tecnológica, nosso objetivo é caminhar de maneira organizada, estável e integrada à toda a comunidade em que a instituição está envolvida, com isso, obter ótimos resultados”, destaca Elisandro.

A OMPI é uma entidade internacional de Direito Internacional Público com sede em Genebra (Suíça), integrante do Sistema das Nações Unidas. Criada em 1967, é uma das 16 agências especializadas da ONU e tem por propósito a promoção da proteção da propriedade intelectual ao redor do mundo através da cooperação entre Estados. O atual Diretor-Geral da OMPI é o australiano Francis Gurry.

Francisco apresentando um trabalho pelo NIT

Francisco apresentando um trabalho em um evento pelo NIT