Página inicial > Santo Augusto > Projeto possibilita aos estudantes aperfeiçoar estratégias de estudo
Notícias Santo Augusto

Projeto possibilita aos estudantes aperfeiçoar estratégias de estudo

Publicado em Terça, 10 de Abril de 2018, 00h23 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto iniciou no final do mês de março as atividades do Projeto de Ensino “Estudar pra Valer”, coordenado pela pedagoga, Beatris Gatermann. O projeto tem a intenção de criar um movimento, que envolva todos os estudantes da instituição, mais especificamente os ingressantes nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, visando aperfeiçoar estratégias para estudar melhor.

O projeto objetiva contribuir com a permanência e êxito dos estudantes, identificar o modo como cada um aprende com mais facilidade, desenvolver e aperfeiçoar estratégias de estudo e possibilitar aos estudantes gestarem sua aprendizagem individual e em grupo.

Segundo Beatris, desde o início das atividades do projeto em 2015, muitos estudantes tiveram a oportunidade de pensar sobre como tem organizado sua rotina de estudo, e isto tem contribuído com o êxito nas aprendizagens. Também foram confeccionados e distribuídos aos demais estudantes da instituição, em 2015 e 2016, folders com estratégias de estudo produzidas e utilizadas pelos estudantes participantes do projeto.

No ano de 2016, um artigo produzido pela estudante Ingrid Daniela Pacheco Batista, orientado pela pedagoga Beatris Gattermann foi apresentado na VII MEPT do IFFar realizada em outubro de 2016 no Campus Panambi, sendo premiado entre as ações de ensino do IFFar. O trabalhou apresentou um dado importante: dos 93 participantes do projeto em 2015, 81 consideram que o mesmo contribuiu para melhorar o desempenho escolar, atingindo os objetivos do projeto junto aos estudantes.

As oficinas com os estudantes ingressantes tiveram início nos dias 26 e 27 de março, e terão sequência durante todo ano letivo, contemplando os demais estudantes do IFFar- Campus Santo Augusto. Também no dia 06 de abril, a convite do professor Carlos Wyrepkowski, coordenador do Projeto de Ensino Preparação de alunos do ensino médio para o ENEM e Vestibulares, a pedagoga Beatris realizou atividade com os estudantes concluintes dos cursos técnico integrados, onde abordou como temática ‘Hábitos de estudo: Organização e disciplina.

Beatris salienta a importância de se falar com os estudantes sobre estudo e aprendizagem: “vivemos em um mundo em constante mudança, logo é preciso formar jovens que tenham papel ativo na construção do conhecimento, renovando os saberes continuamente. É importante formar sujeitos com habilidades de aprender para além da escola, pois aquele que não desenvolver autonomia para aprender, vai acabar ficando desatualizado”.

1º ADM

Estudantes do 1º ano do curso técnico em Administração