Página inicial > Santo Augusto > Projeto estimula o letramento acadêmico através da construção dos relatórios de estágio
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 24 de Abril de 2018, 17h12 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Iniciaram esse mês as atividades do projeto de ensino “Normalizando Trabalhos Acadêmicos: Teoria e Prática”, desenvolvido no IFFar – Campus Santo Augusto pela Bibliotecária Daniela Cristina Paulo d’Acampora, pelo Assistente de Alunos Marcos Rafael Tavares e pela professora de Língua Portuguesa e Literatura, Stéphane Rodrigues Dias.

DSC 0638

Nos dias 03 e 12 de abril, a professora Stéphane iniciou o projeto com os alunos dos cursos técnicos, através da oficina “Gênero Relatório de Estágio como constituinte do letramento acadêmico”. No dia 03, o auditório contou com a participação dos estudantes dos 2°s e 3°s anos dos cursos técnicos em Administração e Informática. No dia 12, a atividade integrou os estudantes dos cursos técnicos em Agropecuária e Alimentos com a participação da estudante Raiane Kriese, do 3° semestre de Tecnologia em Alimentos, bolsista do projeto.

DSC 0636

Na oficina, Stéphane fomentou a discussão a respeito das experiências dos estudantes em seus estágios, abordou a importância da relação entre prática e seu relato, trouxe elementos para a reflexão a respeito desse gênero textual, bem como da relação entre partes que compõem o texto e o que foi realizado pelos estudantes durante o estágio. Cada ponto trabalhado foi ilustrado com fragmentos de textos gentilmente fornecidos pelos professores da área de linguagens, que coorientaram estudantes em seu processo de escrita do relatório.

Os alunos também tiveram a oportunidade de realizar uma prática escrita e rever o texto e suas dúvidas individualmente com a professora. Finalizada a atividade conjunta, os estudantes foram estimulados a pesquisar relatórios de outros colegas. Para Stéphane as discussões foram muito ricas e contaram com a participação de estudantes de todos os cursos envolvidos, o que potencializa o processo de aprendizagem e a efetividade da atividade. “Espero que eles tenham saído das oficinas compreendendo o que se espera deles no relatório de estágio, de modo a elaborar um texto mais consistente”, destaca a professora.

Os servidores Daniela d’Acampora e Marcos Tavares ministrarão as oficinas de normas ABNT para os estudantes durante o projeto, visando discutir as aplicações das normas de referência e citação em trabalhos acadêmicos e desenvolver atividade prática com uso de um software processador de texto onde o discente irá praticar as normas previstas na ABNT em um modelo de relatório disponibilizado para os participantes.

2018 05 03 PHOTO 00000040

É esperado dos participantes ao final do projeto o entendimento sobre normas da ABNT, especialmente sobre citação e referência e que consigam redigir seus trabalhos acadêmicos através de um software processador de texto, aplicando as normas e tendo o conhecimento das rotinas automatizadas no software.