Página inicial > Santo Augusto > Estudantes trabalham com música na sala de aula
Notícias Santo Augusto

Estudantes trabalham com música na sala de aula

Publicado em Sexta, 04 de Mai de 2018, 00h31 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

A música é uma forma de linguagem e também uma manifestação artística usada para a comunicação, nessa perspectiva o professor de Língua Portuguesa e Literatura Edevandro Sabino, trabalhou em sala de aula com a turma do 1º ano do Curso Técnico em Administração integrado ao ensino médio do IFFar – Campus Santo Augusto, com algumas canções da Banda Legião Urbana como: Eduardo e Mônica, Dezesseis, Clarisse e O Mundo anda tão complicado.

Após ouvirem, comentarem e interpretarem as respectivas letras, os estudantes escolheram uma delas e transformaram a história que estava em verso para um texto em prosa. Com plena liberdade, os estudantes puderam criar espaços, novas personagens, tempo e até um novo desfecho para a trama escolhida. Os trabalhos estão expostos em dois painéis instalados no hall do prédio F, onde podem ser conferidos por toda a comunidade acadêmica.

DSC 0564

Para o professor Edevandro, as pessoas são inseridas no contexto musical desde muito cedo e a música se faz presente desde tempos antigos, em diferentes situações da vida humana e pode ser usada para expressar sentimentos e emoções ou apenas para lazer, diversão e passa tempo. “Diante dessa realidade múltipla da presença da música, se faz necessária a presença musical também em alguns momentos da sala de aula”.

Edevandro destaca ainda, que o ambiente de sala de aula é diferenciado de outros ambientes frequentados pelos estudantes, e por isso, a atmosfera que permeia esse ambiente é composta por momentos de aprendizagem e troca de conhecimento. “As músicas trabalhadas em sala de aula nem sempre são as mesmas ouvidas diariamente pela grande maioria. É importante que se saiba que é dever do professor oferecer ao estudante o novo, mostrando que existem gêneros, letras e artistas, que talvez, não sejam aqueles que todos ouvem e conhecem”, explica o professor.

DSC 0561DSC 0563