Página inicial > Santo Augusto > Tecnologia em Alimentos passa por renovação de reconhecimento
Notícias Santo Augusto

Tecnologia em Alimentos passa por renovação de reconhecimento

Publicado em Terça, 08 de Mai de 2018, 18h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

O IFFar – Campus Santo Augusto recebeu nos dias 07 e 08 de maio a visita dos avaliadores do Ministério da Educação - MEC, Ruy Cordeiro Accioly e Ana Paula Christakis Costa, responsáveis pelo processo de Renovação de Reconhecimento do Curso Superior de Tecnologia em Alimentos.

Avaliadores do Mec ao centro com a equipe diretiva do campus e a coordenadora do curso

Os avaliadores na segunda-feira, dia 07, reuniram-se com a equipe diretiva e coordenação do curso, com os integrantes da Comissão Própria de Avaliação – CPA, analisaram a documentação dos docentes e do Campus, visitaram as instalações físicas da instituição, os laboratórios, as salas de aula, a Biblioteca, e as Coordenações de Registros Acadêmicos, de Assistência Estudantil e de Ações Inclusivas. À noite foram realizadas reuniões com os membros do Núcleo Docente Estruturante - NDE, com os docentes e com os discentes do curso.

Os avaliadores permaneceram na instituição até o início da tarde de terça-feira, dia 09, quando reuniram-se para finalização dos trabalhos com a Diretora Geral do Campus Santo Augusto, Verlaine Gerlach; com a Diretora de Ensino, Márcia Fink; com o Diretor de Planejamento Desenvolvimento Institucional, Cristiano Nunes dos Santos; com a Diretora de Administração, Leandra Leoni Ritter; com o Diretor de Pesquisa, Extensão e Produção, Francisco Sperotto Flores e a com Coordenadora do Curso, professora Leidi Daiana Preichardt.

O IFFar - Campus Santo Augusto se preparou para receber a visita in loco do MEC desde o ano passado, contando com o apoio de estudantes, professores e técnicos administrativos. Para a Diretora Geral, Verlaine Gerlach, a avaliação que é feita periodicamente pelo MEC nos cursos já reconhecidos, contribui para a qualificação dos mesmos e as adequações realizadas contribuem para elevar a qualidade do ensino do curso avaliado, favorecendo também estudantes e servidores.

A avaliação do MEC resulta na atribuição de conceitos, ordenados em uma escala com cinco níveis e o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos, que já tem a nota máxima, 5, espera-se manter o conceito de excelência obtido em 2014.

Segundo a Coordenadora do Curso, professora Leidi, a organização e a estrutura física da instituição foram muito elogiadas pelos avaliadores, principalmente com relação à documentação regulatória e aos laboratórios utilizados nas atividades práticas do curso. A coordenadora agradece o empenho de todos os servidores envolvidos, que colaboraram para demonstrar todo o potencial do curso e do campus neste processo de renovação de reconhecimento.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) determina que a avaliação das Instituições de Educação Superior é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada a diversas finalidades. A avaliação dos cursos de graduação tem por objetivo identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica.