Página inicial > Santo Augusto > Estudantes do IFFar – Campus Santo Augusto realizam pesquisa sobre Orçamento Doméstico
Notícias Santo Augusto

Publicado em Terça, 19 de Junho de 2018, 16h42 | por Ascom Santo Augusto | Voltar à página anterior

Controlar o orçamento doméstico é o primeiro passo para estabilidade financeira da família. Em épocas de crise, otimizar os ganhos e ter controle sobre os gastos é ainda mais importante. Uma simples gestão dos recursos da casa pode colocar as contas em dia e trazer a tão sonhada estabilidade financeira.

O estudo sobre Orçamento Doméstico em Santo Augusto, faz parte do projeto “Pesquisa de Opinião como ferramenta de Gestão”, coordenado pela professora Maira F. Pizolotto, com a colaboração na área de Finanças do professor Cleber Kroetz e do técnico em administração, Francisco Sperotto Flores.

Foram aplicados no mês de Maio de 2018, ao todo 100 questionários direcionados à população de Santo Augusto, pelos estudantes do Curso Superior de Bacharelado em Administração, Khetlyn Günther e Vitor Dias e do Curso Técnico em Administração Eduardo Camargo, Pedro Lorenset, João Victor Oliveira, Taline Guse, Talita Göettems e Vinícus Figur.

Grupo de Professores e alunos voluntários responsáveis por Pesquisa Dia das Mães

Os entrevistados foram abordados em áreas centrais do município e o perfil predominante foi a geração Z (18 a 26 anos), empregados com renda mensal. O resultado revela que 57% dos entrevistados utilizam algum método de controle de seu orçamento familiar. Destes, 62% fazem de forma manual (em papel), enquanto 33% utilizam planilhas eletrônicas para o controle de suas entradas e gastos.

Referente à periodicidade, a maioria (62%) afirma realizar mensalmente, enquanto 20% faz semanalmente o controle de seu orçamento. Quando questionados sobre o percentual de sobra de seu salário no final do mês, 31% afirmam economizar entre 5 a 10% de seu salário, enquanto 20% conseguem obter uma economia acima de 21% do seu salário. Dos entrevistados, 23% não souberam responder.

Perguntados se esta sobra é destinada para algum tipo de investimento, 14% afirmam que não, e a maioria (58%) afirmam investir suas economias na caderneta de poupança. Ainda, questionados sobre empréstimos bancários, 78% responderam não possuírem dívidas em instituições financeiras.

Os pesquisadores consideram os resultados positivos, pois percebe-se que está havendo uma maior conscientização da população em relação a necessidade do controle orçamentário familiar e uma melhora na educação financeira da população.

OBS: Esta pesquisa será divulgada na quarta-feira 20/06 às 9h na Rádio Querência. No Jornal O Celeiro, na fanpage no curso de Administração no facebook e no site do IFFar. Será também, enviada aos Diretores do IFFar - Campus Santo Augusto, ao Secretário de Indústria e Comércio do Município de Santo Augusto e a ACISA.