Página inicial > São Borja > Projeto promove integração entre Brasil, Uruguai e Argentina através da gastronomia
Notícias São Borja

Publicado em Sexta, 28 de Setembro de 2018, 09h00 | por Secretaria de Comunicação | Voltar à página anterior

O projeto Intercâmbio Gastronômico Cultural tem como objetivo valorizar, divulgar e estimular a produção local, a utilização de ingredientes locais e a apresentação de pratos típicos de modo a promover a integração fronteiriça entre Brasil, Argentina e Uruguai. O IFFar - Campus São Borja é uma das instituições parceiras do projeto.

42494600 10156781564209511 4932646643829833728 n

Foto: estudantes do curso de Tecnologia em Gastronomia do IFFar - Campus São Borja participam de atividade em Paso de Los Libres, na Argentina

Também é objetivo do Intercâmbio Gastronômico Cultural incentivar o intercâmbio entre a cultura, a gastronomia e a preservação das preparações tradicionais dos três países.

Além do curso de Gastronomia do Instituto Federal Farroupilha, também são parceiros do projeto o Curso de Tecnicatura Superior en Gastronomía y Tecnicatura Superior en Hoteleria do Instituto Superior de Formación Docente Profesor Agustín Gomez, de Paso de Los Libres, na Argentina, e com o Curso Tecnico Nivel Terciario Gastronomía da Universidad del Trabajo del Uruguay (UTU), de Rivera. Para a realização do projeto estão acontecendo reuniões entre as universidades, trocas de experiências através de palestras e aulas práticas.

Na última segunda-feira (24) aconteceu a primeira integração prática em Paso de Los Libres, na Argentina. Foram realizadas aulas shows de pratos típicos do Brasil e da Argentina. De acordo com a professora do curso de Gastronomia do Campus São Borja, Aline Prestes Roque, a comunidade e os alunos do Instituto Superior Profesor Agustín Gómez puderam degustar e conhecer um pouco da cultura que une os três países fronteiriços. Quatro estudantes do curso de São Borja participaram da atividade.

No dia 15 de outubro, os alunos do Instituto Superior Profesor Agustín Gómez, virão até o IFFAR - Campus São Borja para a próxima etapa do projeto, quando serão realizadas palestras e aulas shows para os alunos brasileiros e a comunidade local.

Aluna do IFFar vai fazer intercâmbio no Uruguai

A aluna do 4º semestre do curso de Gastronomia do IFFar - Campus São Borja e bolsista do projeto, Fernanda Damian Nunes, irá realizar um intercâmbio na Universidade do Trabalho do Uruguai (UTU) entre os dias 1º e 15 de outubro. A aluna vai participar de aulas e cumprir um plano de trabalho elaborado pelo projeto de extensão.

Fernanda vai apresentar a proposta de projeto aos alunos da UTU e organizar grupos de estudo para discutir os temas gastronomia, cultura e países fronteiriços, buscando resultados sobre a cultura do Uruguai e identificando semelhanças culturais entre os países fronteiriços. No final do intercâmbio, ela vai apresentar para os discentes do IFFar o resultado das pesquisas e das discussões em grupo e propor novas pesquisas e discussões.

O Intercâmbio Gastronômico Cultural está é coordenado pelas professoras do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, Aline Prestes Roque e Camila Nemitz. O resultado do projeto será apresentado no 3º Festival Internacional da Cozinha Missioneira que acontecerá no Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja de 03 a 11 de novembro.

Secom