Página inicial > São Borja > IFFar realiza atos pela reversão do bloqueio orçamentário: saiba a situação
Notícias São Borja

IFFar realiza atos pela reversão do bloqueio orçamentário: saiba a situação

Publicado em Terça, 14 de Mai de 2019, 16h01 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Nessa segunda-feira (13) o IFFar-Campus São Borja realizou atos simbólicos e ações informativas pela reversão do bloqueio orçamentário na educação e em defesa dos Institutos Federais. As ações tiveram como finalidade esclarecer e informar aos estudantes e servidores sobre os efeitos concretos na instituição até o momento.

abraço

Imagem: alunos e servidores abraçam prédio ensino do IFFar/Assessoria de Comunicação

Durante os turnos da manhã, tarde e noite a Direção Geral e Direção Administrativa realizaram reuniões com os estudantes e a comunidade escolar, para tratar das consequências do bloqueio orçamentário na educação anunciado pelo governo nos últimos dias. O objetivo da ação foi esclarecer e informar aos estudantes e servidores, quanto aos efeitos concretos no IFFar-Campus São Borja até o momento.

Inicialmente a Diretora Geral Carla Zappe, fez a leitura da nota oficial do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (CONIF), órgão representante dos Institutos Federais que tem realizado esforços para reverter o bloqueio de 30% do orçamento das instituições federais de ensino – aproximadamente R$ 900 milhões – que representam de 37% a 42% dos recursos de custeio previstos para o funcionamento das unidades. A nota do Conif traz dados a respeito dos índices de qualidade da educação ofertada nos institutos federais, citando a principal avaliação da educação básica do mundo – o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), realizado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em 2015. Leia a nota na íntegra neste link.

A avaliação aponta que, se fosse um país, a Rede Federal estaria entre os primeiros colocados nas áreas analisadas. Em Leitura, ficaria na segunda posição entre os 71 países e territórios participantes, atrás apenas de Singapura. Já em Ciências, a pontuação seria suficiente para conquistar o 11º lugar, à frente da Coreia do Sul, Estados Unidos e Alemanha. Em Matemática, a nota ultrapassou a média geral do Brasil.

De acordo com o Diretor Administrativo, Maicon Camargo, caso se confirme o bloqueio orçamentário no segundo semestre, o contingenciamento no IFFar atingirá cerca de R$ 14 milhões. No Campus São Borja cujo orçamento previsto para 2019 gira em torno de R$ 2, 2 milhões, o corte pode chegar a 40% desse montante, o que equivale a uma redução financeira na ordem de R$ 878 mil, impactando a continuidade de serviços de infraestrutura principalmente. As medidas de contingenciamento a serem adotadas atingirão primeiramente os serviços terceirizados como limpeza, manutenção predial, atendimento ao público – telefonista, jardinagem e eletricista além de investimentos em equipamentos de TI e serviços de funcionamento administrativo.

Auxílios destinados a Assistência Estudantil como moradia, transporte, alimentação e permanência estão garantidos. O bloqueio orçamentário em um primeiro momento está restrito apenas as despesas de custeio das instituições. Desse modo a Direção do Campus inicialmente não reajustará recursos já previstos para os projetos de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, caso haja a necessidade devido a delicada situação orçamentária, não descarta o remanejamento ou até mesmo a interrupção de algumas atividades educacionais.

A Direção destaca que será possível terminar o ano letivo, todavia não com a mesma qualidade planejada, devendo de alguma maneira ocorrer prejuízos as atividades de ensino no que diz respeito ao suporte operacional. Para o Diretor Administrativo Maicon Camargo, caso se efetive o corte orçamentário para o segundo semestre, inevitavelmente o Campus será forçado a cortar custos de manutenção com possíveis prejuízos ao órgão, de modo a manter o mínimo desejável para funcionamento.

Além da ação informativa com os estudantes e servidores, também houve um abraço coletivo ao prédio ensino do IFFar, como ato simbólico de valorização da instituição pela comunidade escolar. Veja o vídeo neste link.