Página inicial > São Borja > Campus São Borja receberá Unidade Incubadora de Empresas
Notícias São Borja

Campus São Borja receberá Unidade Incubadora de Empresas

Publicado em Segunda, 08 de Julho de 2019, 14h57 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

O IFFar-Campus São Borja foi selecionado entre os campis do Instituto Federal Farroupilha, para receber uma unidade incubadora de empresas de base tecnológica para empreendimentos de economia criativa. A seleção interna teve a concorrência dos campi Santo Ângelo, São Vicente do Sul e Frederico Westphalen.

incubadora 1 1

Foto: Container incubadora de empresas do Campus Santa Rosa

O Programa de Incubação de Empresas do Instituto Federal Farroupilha disponibiliza aos empreendedores selecionados, um espaço diferente e moderno com uma infraestrutura física avaliada em R$ 105 mil reais. As empresas incubadas serão instaladas em um Container-Incubadora para duas empresas e terão a disposição suporte operacional comum com secretaria, recepção, manutenção e limpeza das áreas, utilização da sala de reuniões e utilização da biblioteca do IFFar. Haverá também suporte operacional específico com espaço individualizado para a empresa, internet, uso dos laboratórios de ensino e pesquisa do campus, consultorias técnicas especializadas, apoio na participação e realização de eventos e consultoria na área contábil, administrativa e gerencial.

A infraestrutura física da Incubadora deverá ser entregue no Campus São Borja até o dia 04 de outubro deste ano, possibilitando que as empresas selecionadas iniciem as atividades ainda em 2019.

O IFFar já havia realizado no município durante o mês de maio, uma seleção de propostas de empreendedorismo em novos negócios baseados em tecnologias inovadoras da economia criativa. Nesta seleção houve a inscrição de quatro propostas de empreendimentos locais, tendo sido selecionadas as propostas de empresas Easy Quadras – plataforma de reservas online e fornecedor de software para instalações desportivas, e a Innovative Smartgestor – plataforma de gestão empresarial inteligente e multisegmento. A Easy Quadras, que participou da última edição do Desafio de Empreendedorismo do IFFar – Bye Bye Boss, ficou classificada em 1º lugar. Ambas empresas selecionadas são formadas por alunos do curso superior de Sistemas de Informação do IFFar.

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NIT) do Campus São Borja, professor Bruno Siqueira, o esforço conjunto de diferentes setores do campus como direção de administração e financeiro, engenharia, direção de pesquisa e extensão e o apoio constante da direção geral às atividades desenvolvidas pelo NIT desde 2018, foram fundamentais para que a proposta do campus tenha sido contemplada na seleção interna do IFFar para receber a unidade incubadora. Além disso o professor destaca que as ações realizadas no campus visando desenvolver a cultura empreendedora como mentorias, desafio de empreendedorismo do IFFar, realização do curso de redação de patentes e treinamentos em gestão da inovação, estabeleceram a base para o resultado obtido.

A Diretora Geral Carla Zappe, destaca que a incubadora está chegando com o objetivo de incentivar o surgimento de empresas de base tecnológica e social, contribuindo para o desenvolvimento do setor produtivo local e regional. “É com muita satisfação que recebemos o resultado. Com a incubadora são outras possibilidades de criação e transformação social. Foram muitos os servidores que trabalharam incansavelmente para alcançarmos esse objetivo, então agradeço aos colegas, pois hoje, a incubadora é realidade em nosso campus abrindo outras oportunidades a nossa comunidade”, ressaltou.

O prazo da permanência das empresas na incubadora é de até dois anos, podendo ser prorrogado por mais um ano.