Página inicial > São Borja > Curso de Formação aborda a educação de jovens e adultos - EJA
Notícias São Borja

Curso de Formação aborda a educação de jovens e adultos - EJA

Publicado em Quinta, 11 de Julho de 2019, 14h14 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Curso tem como objetivo abordar o ensino de Ciências na educação de jovens e adultos, articulado às concepções teórico-metodológica dos professores da rede pública de São Borja.

Grupo de Partipantes no encontros do dia 18 de maio 1

Foto: professores da rede pública reunidos no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores do IFFar – LIFE, durante encontro realizado no mês de junho/Divulgação Projeto.

A Formação de Professores para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), ministrada pela docente de Pedagogia do IFFar - Campus São Borja, Maria Teresinha Kaefer, é uma das etapas do projeto de pesquisa sobre as concepções teórico-metodológicas que os docentes das redes públicas de São Borja possuem em relação ao ensino de Ciências na EJA.

Os dois primeiros encontros foram realizados nos dias 18 de maio e 8 de junho, e contaram com a participação de professores da Escola Municipal Ubaldo Sorrilha da Costa, Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, Escola Estadual de Ensino Médio Apparício Silva Rillo, Escola Estadual de Ensino Médio Tricentenário, Escola Municipal de Ensino Fundamental Vicente Goulart e também representantes do Conselho Municipal de Educação – CME e da Secretaria Municipal de Educação (SMED).

Para realização da pesquisa articulada a extensão, o projeto realizou parcerias com escolas das redes municipal e estadual que trabalham a modalidade da EJA. Em um primeiro momento foi realizado uma etapa em grupo para conhecer e compreender um pouco mais da visão dos educadores em relação a educação de jovens e adultos, abordando assuntos como perfil dos alunos, Eja e juventude, questões de aprendizagem, interação geracional e evasão escolar.

A partir das demandas apresentadas na pesquisa estruturou-se a etapa da extensão, culminando assim com a oferta do curso de formação para educação de jovens e adultos, em específico o ensino de Ciências nessa modalidade. De acordo com os organizadores, o curso se constitui em um espaço de diálogo e construção coletiva na busca de oferecer cada vez mais uma educação de qualidade aos educandos da EJA.

A formação é ofertada pelos integrantes do grupo de pesquisa Emancipação sem Fronteiras, coordenado pelas professoras do IFFar-Campus São Borja, Maria Teresinha Kaefer e Taniamara Chaves. Os encontros ocorrem no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores do IFFar – LIFE.

A próxima edição está prevista para ser realizada no mês de agosto.