Página inicial > São Borja > De São Borja para o mundo: relatos da experiência de Gabriel Marchesan Almeida
Notícias São Borja

De São Borja para o mundo: relatos da experiência de Gabriel Marchesan Almeida

Publicado em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 14h54 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Esteve no Campus conversando com os alunos, o são-borjense Gabriel Marchesan Almeida. Durante a noite de ontem (21) e a tarde de hoje (22), Gabriel teve um bate-papo com os alunos dos cursos superiores e dos integrados.

Doutor em Microeletrônica pela Universidade de Montpellier (França), atualmente, trabalha como Arquiteto de Sistemas na Harman International Industries, na Alemanha, desenvolvendo sistemas e softwares embarcados para a Indústria Automotiva.

O intuito de Gabriel, que esteve no IFFar a convite do Professor Leandro Goya, foi compartilhar sua experiência e sua trajetória profissional na área tecnológica - de São Borja para o mundo.

DSC 0754 Cópia

Gabriel Almeida estudou no Colégio Estadual São Borja (CESB), possui graduação em Ciência da Computação pela URI de Santo Ângelo (2004). No mesmo ano que se formou, iniciou seu mestrado na área de segurança digital no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) em São José dos Campos e, posteriormente, foi contemplado com uma bolsa de mestrado pela PUCRS, Porto Alegre, onde deu início a sua pesquisa na área espacial, tendo a AEB (Agência Espacial Brasileira) como órgão financiador da bolsa.

Durante o mestrado, Gabriel teve a oportunidade de desenvolver parte de seu trabalho no Centro de Ciências Espaciais em Brighton, Reino Unido. Os codificadores e decodificadores desenvolvidos no âmbito do seu trabalho foram posteriormente testados e validados pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e, atualmente, estão em órbita em uma missão espacial em parceria com a China. Em 2007, ele trabalhou como pesquisador no Institute Superior Técnico em Lisboa, Portugal. Parte de sua pesquisa alavancou a oportunidade para realizar o doutorado na Universidade de Montpellier, França.

Após a conclusão do seu doutorado em 2011, Gabriel coordenou dois projetos europeus na área de arquiteturas paralelas de alto desempenho pelo Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (KIT), uma das Universidades de maior excelência da Alemanha. Após a experiência na área acadêmica, ele se transferiu para a Leica Biosystems como Arquiteto de Software, desenvolvendo tecnologias para o diagnóstico de câncer.

Atualmente, Gabriel trabalha como Arquiteto de Sistemas na área automotiva, sendo responsável pelo desenvolvimento de computadores de bordo para clientes como BMW, Daimler (Mercedes-Benz) e Audi.

Assessoria de Comunicação, com informações do Prof. Leandro Goya