Página inicial > São Borja > Projeto ensina física e geografia a partir da preparação de alimentos.
Notícias São Borja

Projeto ensina física e geografia a partir da preparação de alimentos.

Publicado em Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 14h21 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Projeto de ensino busca inserir os conceitos de transmissão de calor e conversão de escalas termométricas aos alunos do ensino médio integrado.

Fisichef

Imagem: alunos de eventos apresentam seus pratos produzidos/Mairon Machado

Realizado nos dias 25 de novembro e 02 de dezembro de 2019, o 1° Físichef Eventos desafiou os participantes a elaborar um menu completo utilizando conhecimentos de Física e Geografia, além de demonstrar os dotes de culinária. O Físichef Eventos é um projeto de ensino coordenado pelo Professor de Física Mairon Machado em colaboração com as professoras de Geografia Aline Kunst, e de Cozinha e Gastronomia, Aline Roque.

De acordo com o professor Mairon, a ideia do projeto é inserir os conceitos de transmissão de calor e conversão de escalas termométricas no segundo ano do Curso Técnico em Eventos Integrado ao Ensino Médio através de uma atividade em grupo, bem como posicionar os alunos na questão de preservação do meio ambiente, a partir da produção de um menu completo com o menor desperdício de comida e sem geração demasiada de lixo.

As duas turmas de eventos foram divididas em 4 grupos, cada grupo com seis alunos. Após a definição de um capitão por equipe, foram delegadas a separação dos alunos para executar o menu gastronômico sendo dois alunos na preparação de uma entrada, dois alunos na preparação do prato principal e dois alunos na preparação da sobremesa.

Ao todo oito grupos apresentaram seus menus completos, trazendo como itens obrigatórios cada conceito de transmissão de calor – convecção, condução e irradiação – utilizados de forma independente para executar os pratos, além de um alimento obrigatório nos três pratos.

O capitão também definiu junto ao seu grupo o nome do seu time, o menu, o tipo de transmissão de calor adotado para cada prato, o ponto de fusão do gelo, o ponto de ebulição da água e o nome da escala termométrica do seu grupo para realizar uma série de cinco exercícios de conversão de escalas termométricas, os quais foram resolvidos e entregues no momento da apresentação dos pratos. Dessa forma a atividade proporcionou articular os conceitos teóricos estudados na disciplina de Física a suas manifestações reais no dia-a-dia como no preparo de alimentos, por exemplo.

Cada grupo teve uma hora para preparar seu menu e resolver os exercícios, além de quinze minutos para apresentar a uma banca avaliadora formada pelos professores envolvidos na atividade.

Ao final, depois de muita dificuldade, foram escolhidos os grupos Milho e Abacate como vencedores. Os premiados receberam medalhas simbólicas do evento e também compartilharam com os professores a alegria de realizar uma atividade diferenciada, além da oportunidade de trabalharem em uma cozinha profissional pela primeira vez.

Confira todas as fotos na nossa fanpage no Facebook.