Página inicial > São Borja > Seleção de estudantes para os técnicos integrados do IFFar será por sorteio
Notícias São Borja

Seleção de estudantes para os técnicos integrados do IFFar será por sorteio

Publicado em Quinta, 08 de Outubro de 2020, 14h55 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Entenda as motivações da alteração na forma de ingresso para o processo seletivo deste ano, aprovada pelo Conselho Superior do IFFar em maio (resolução nº 23/2020).

Nota02.jpg

Em um ano de condições excepcionais de ensino e trabalho por conta da pandemia de Covid-19, o processo seletivo para os cursos técnicos integrados do IFFar também será diferente. Em vez de provas presenciais, o ingresso de estudantes para o primeiro semestre de 2021 será por meio de sorteio público. A mudança foi aprovada pelo Conselho Superior do IFFar em maio (resolução nº 23/2020). As inscrições serão abertas ainda neste ano, em novembro. O edital com o cronograma completo e demais informações será divulgado em breve.

Segundo a Comissão Permanente de Processos Seletivos do IFFar, dada a situação em que vivemos, a opção pelo sorteio é uma alternativa mais democrática e menos danosa à comunidade e aos futuros estudantes impactados pelo contexto pandêmico.

Decisão leva em conta o distanciamento social e as desigualdades evidenciadas pela pandemia

Assim como outros IFs e instituições de ensino federais de todo o país, desde o dia 17 de março deste ano o IFFar está com as atividades presenciais suspensas, com objetivo de reduzir drasticamente a movimentação e o contato social de estudantes e servidores. Saiba mais sobre a suspensão aqui.

Seguindo as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS), do modelo de distanciamento controlado do RS e de outras autoridades sanitárias nacionais e internacionais, além das aulas e do atendimento presencial ao público estão suspensas também as solenidades de formatura e outros eventos que impliquem deslocamento e aglomeração de pessoas (vide portaria nº 313/2020). Desde então, servidores e estudantes seguem trabalhando e estudando de suas casas.

A fim de monitorar o quadro de pandemia nos municípios em que possui unidades e as condições de trabalho e ensino remoto, o Instituto Federal Farroupilha constituiu, ainda no mês de março, um Comitê Institucional de Emergência (CIE). Em julho, foi publicado o Plano de Contingência para a Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus que, dentre suas recomendações, destaca que:

“A distância de 1,5 metro deverá ser respeitada nas salas de aula, refeitórios, bibliotecas, postos de trabalho e em todos os espaços de uso compartilhado do IFFar [...]” e que “Atividades extracurriculares, reuniões e eventos de qualquer categoria que impliquem aglomeração de pessoas devem ser suspensos até nova orientação”.

Nesse cenário, como explica a Comissão Permanente de Processos Seletivos do Instituto Federal Farroupilha, torna-se inviável a manutenção das práticas de seleção adotadas até o momento, visto que não seria possível estabelecer o distanciamento social recomendado e seguro para evitar o contágio do vírus.

Com base nos dados de anos anteriores, as provas do processo seletivo para os cursos técnicos integrados movimentam mais de 5 mil candidatos e candidatas provenientes de diversos municípios do RS – número que demanda a utilização da capacidade máxima de acomodação nas unidades do IFFar. Essas pessoas, acompanhadas de familiares e/ou de amigos, geram aglomeração em torno de prédios, cantina, banheiros e outras dependências.

Além disso, significativa parte delas depende do transporte público para chegar aos locais de prova, seja esse municipal ou intermunicipal. Para se ter uma noção da diversidade do público atendido pelo IFFar, estudo recente do Comitê Institucional de Emergência (CIE) apontou que, atualmente, os 11 campi do Instituto contam com estudantes de 263 municípios do estado – o que gera, em tempos de atividades presenciais, 4.604 deslocamentos diários.

A força de trabalho para atuar em uma seleção presencial neste momento também é uma questão, visto que 25% dos servidores do IFFar faz parte ou mora com alguém que se encaixa no grupo de risco da Covid-19, estando impossibilitados de retornar às atividades presenciais.

Além do distanciamento social, a Comissão Permanente de Processos Seletivos também chama a atenção para outros efeitos do cenário de pandemia. Dentre eles, o aprofundamento da desigualdade social, especialmente relativa ao acesso às tecnologias; os prejuízos na aprendizagem devido ao ensino remoto; além do aumento de casos de estresse, ansiedade, pânico e depressão.

Sendo o IFFar uma instituição que prioriza a formação integral e a valorização da vida, não seria possível desconsiderar esse contexto e os impactos que um processo seletivo via prova acarretaria. Desta forma, a realização de sorteio público apresentou-se como uma possibilidade mais democrática e menos danosa à comunidade e aos futuros estudantes, uma vez que garante chances iguais a todos os candidatos e candidatas.

Por fim, destaca-se que a alteração na forma de ingresso, de caráter excepcional, é referente somente ao processo seletivo realizado em 2020.

Notícia relacionada

IFFar informa situação dos processos seletivos no contexto da pandemia