Página inicial > São Borja > IFFar - Campus São Borja aprova projeto em edital de empreendedorismo inovador
Notícias São Borja

IFFar - Campus São Borja aprova projeto em edital de empreendedorismo inovador

Publicado em Quarta, 04 de Novembro de 2020, 14h58 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Foi divulgado na última quinta-feira, 29, o resultado final do edital de Apoio ao Empreendedorismo Inovador com foco na Economia 4.0 da SETEC/MEC. O edital estabeleceu três áreas para submissão de projetos: Agricultura 4.0, Indústria 4.0 e Serviços 4.0. Apenas uma proposta de cada área poderia ser aprovada com recursos financeiros de até 230 mil reais para execução, além de contar com o apoio do SEBRAE para capacitações, consultorias, mentorias e auxílio na execução dos projetos. O IFFar aprovou dois projetos nas áreas de Agricultura 4.0 (Campus São Borja) e Serviços 4.0 (Campus Júlio de Castilhos).

O projeto na área de Agricultura 4.0, do Campus São Borja, ficou em 35º colocado no país e 2º no Estado do RS. Do recurso captado, R$ 122.000,00 será destinado para bolsas de pesquisa a docentes, discentes de cursos de ensino superior e cursos técnicos de ensino médio (sendo obrigatória a composição da equipe, em mais de 50%, de estudantes bolsistas - priorizando os de cursos técnicos), e os outros R$ 75.000,00 para infraestrutura física de pesquisa e aquisição de equipamentos no espaço onde o projeto será executado.O projeto tem dois anos de prazo para ser concluído e será desenvolvido por alunos na incubadora tecnológica do Campus, buscando impulsionar o empreendedorismo, mediante soluções para o mercado agro.

Coordenado pelo Prof. Bruno Siqueira, do Campus São Borja do IFFar, o projeto “iAGRO – Aplicativo Emissor de Nota Fiscal de Produtor Eletrônico” tem por objetivo emitir, validar e armazenar as notas fiscais de produtor eletrônicas (NFP-e) junto às Secretarias da Fazendas (Sefaz), através de um aplicativo.

Dessa forma, o projeto tem como benefício principal o cumprimento da obrigatoriedade de emissão fiscal em todas as operações realizadas por estabelecimentos de produtor que serão obrigatórias no estado do Rio Grande do Sul (RS) a partir de 2021. No RS, a Secretaria da Fazenda (Sefaz/RS) é o órgão responsável pela Administração tributária no RS, o qual o aplicativo proposto irá interagir inicialmente.

Segundo o Prof. Bruno, “esta solução será de grande relevância para as atividades de agronegócio, para agricultura familiar e para os pequenos produtores rurais, pois além de atender às exigências da legislação, fará com que os produtos oriundos da produção agropecuária possam ser comercializados legalmente, em diversos segmentos de mercado, pois atendem as exigências fiscais mínimas para comercialização impostas pela Sefaz RS”. “Além disso, a ferramenta permitirá ao produtor, de forma fácil, apurar dos créditos de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da sua produção, tendo seu crédito de ICMS atualizado todo mês”, finaliza o coordenador do projeto.

wallpaperflare.com_wallpaper_720x406-equal_537x302-equal.jpg

Apoio ao empreendedorismo inovador

Empreendedorismo Inovador é definido neste Edital como o processo de criação de negócios com foco no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas (produto, processo, serviço ou modelo de negócio) alinhadas às demandas da Economia 4.0. Assim, a SETEC/MEC busca, através desta iniciativa:

• Promover nas instituições da Rede Federal a pesquisa e o surgimento de novos empreendimentos com foco na Economia 4.0;
• Estimular a participação de servidores e estudantes da Rede Federal na criação de empreendimentos baseados em conhecimento científico e tecnológico;
• Estimular equipes de instituições da Rede Federal a desenvolverem inovações baseadas em tecnologias digitais e no uso intensivo de dados.
• Estimular o estabelecimento, em instituições da Rede Federal, de ambientes favoráveis à geração de novos negócios, por meio de ações de pré-incubação e incubação de empreendimentos, e de inovações de impacto regional e social.

Ascom - Campus São Borja