Página inicial > São Borja > IFFar promove em outubro evento online Ampliando Horizontes
Notícias São Borja

IFFar promove em outubro evento online Ampliando Horizontes

Publicado em Sexta, 24 de Setembro de 2021, 19h48 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Nos dias 05, 07,14 e 19 de outubro o Instituto Federal Farroupilha - Campus São Borja realiza o evento online "Ampliando Horizontes: a transposição de pesquisas acadêmicas para educação básica e superior". A iniciativa é promovida pelo Grupo de Trabalho (GT) de Criação do Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), como um dos esforços do grupo para a viabilização do mestrado no Campus São Borja do IFFar.

Card Abertura 1

A realização do evento será composta por uma palestra de abertura e três mesas-redondas formadas por docentes do IFFar, que apresentarão seus estudos acadêmicos e suas adequações didático-pedagógicas para o ensino básico ou ensino superior.

O evento é destinado a servidores e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação e docentes da rede pública e privada de ensino, bem como discentes dos cursos de graduação e pós-graduação das regiões onde os campi do IFFar estão inseridos.

Abertura e Palestra - 05/10/21 | 17h às 21h

Prof. Dr. Nilton Mullet Pereira (UFRGS)

Tema: "Aprendizagem em História como arte de criar encontros alegres".

Mediadores: Prof. Aristeu da Rocha (IFFar-JC) e Prof. Leandro Goya Fontella (IFFar-SB)

Local: Canal IFFar São Borja (Youtube)

Além da palestra de abertura os encontros seguintes terão como temas:

Mesa-redonda 1: Reflexões sobre as Relações Étnico-Raciais;

Mesa-redonda 2: Consciência Histórica e Cidadania;

Mesa-redonda 3: Turismo, Patrimônio e História.

Veja a programação completa nos anexos.

Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Liderado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória), oferecido em rede nacional, é um programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC).

Após consulta pública foram constatadas aceitabilidade e demanda do público, referente a possibilidade de oferta do mestrado no Campus São Borja do Instituto Federal Farroupilha. Nesse sentido, o Campus São Borja poderá tornar-se um núcleo da Rede Nacional do ProfHistória, coordenada pela UFRJ.

Pensando nessa possibilidade um grupo de docentes está procurando desenvolver ações que torne viável esse desejo já manifestado pela comunidade.

Dessa forma, a proposta do evento online “Ampliando Horizontes: a transposição de pesquisas acadêmicas para educação básica e superior” é construir uma ponte entre o conhecimento produzido na Academia (Teses, dissertações, projetos de pesquisa e extensão, etc.) com o ambiente da sala de aula.

O exercício do evento é pensar possibilidades de fazer com que este conhecimento também circule nas salas de aula do Instituto Federal Farroupilha, introduzindo novas temáticas, problematizando ideias do senso comum e compartilhando novos saberes da área de ciências humanas e sociais.

Anexos: