Página inicial > São Borja > Campus São Borja inicia semana do Meio Ambiente 2022
Notícias São Borja

Campus São Borja inicia semana do Meio Ambiente 2022

Publicado em Quarta, 01 de Junho de 2022, 16h30 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Semana ocorre entre os dias 1 a 5 de junho com ações voltadas para a conscientização de alunos e servidores com atividades educativas e ambientais focadas na sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

thumb site meio ambiente

Foto: Slide inicial da apresentação da Semana do Meio Ambiente/Ascom

A semana do Meio Ambiente começou no IFFar - Campus São Borja. Na manhã desta quarta-feira (1), o Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) realizou encontros com os alunos dos Cursos Técnicos Integrados para apresentar o Núcleo aos estudantes e falar sobre as ações que serão desenvolvidas no Campus entre os dias 1 a 5 de junho. As atividades são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 e tem por objetivo conscientizar a respeito da importância de preservar os recursos naturais.

A atividade de abertura da Semana do Meio Ambiente 2022 ocorreu na sala 402. Em um primeiro momento das 8h às 8h30 com os alunos das turmas 10 e 30 de informática e 10, 11, 30 e 31 de eventos. Já das 9h55 às 10h25, participaram as turmas 11, 20, 21 e 31 do curso de Informática e 20 e 21 do curso de Eventos.

Na oportunidade, a docente de biologia e presidente do NUGEA, Denise Palma, abriu os trabalhos falando sobre o Núcleo de Educação e Gestão Ambiental (NUGEA), criado em 2020 ainda durante o período de atividades remotas. Foram abordados os motivos da criação do núcleo, suas finalidades e objetivos, membros e membras constituintes, além de uma fala explicativa sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Denise Palma

Foto: Professora Denise Palma, Presidente do NUGEA/Ascom

Denise apontou que o Meio Ambiente é um tema transversal instituído nos Parâmetros Curriculares Nacionais, mais conhecidos como PCN, uma coleção de documentos que compõem a grade curricular de uma instituição educativa e dessa forma precisam ser trabalhados nas escolas visando a formação de cidadãos conscientes, aptos a decidir e a atuar na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um da sociedade, local e global.

Posteriormente, a pedagoga e membra do NUGEA, Caroline Larcerda, falou sobre as ações realizadas pelo núcleo em 2021 e o planejamento para 2022.

Para finalizar a atividade, a convite do NUGEA, Marion Curtis, funcionário responsável pela operação da Estação de Tratamento de Esgoto do Campus (ETE), realizou uma fala aos alunos sobre o trabalho de tratamento do esgoto que é gerado por todos os prédios do IFFar, com vistas a liberar a água de forma tratada para o meio ambiente e as atividades que desenvolve diariamente na ETE.

Durante a semana estão previstas mais ações no Campus com a temática da sustentabilidade e meio ambiente.

Nesta quinta-feira (2) ocorrerá o almoço sustentável no refeitório com o objetivo de conscientizar sobre o aproveitamento de alimentos. Será produzida e servida uma torta com talos e cascas. Na parte da tarde, às 16h30, será realizado o plantio de árvores no Campus junto com a prefeitura municipal.

Além disso, em colaboração com a Assessoria de Comunicação, durante a semana serão publicados nas mídias sociais institucionais vídeos de práticas, ações e atividades educacionais e ambientais realizadas no IFFar.

O NUGEA

O Núcleo de Gestão e Educação Ambiental (NUGEA) é um órgão do IFFar com finalidade consultiva e de apoio, para auxiliar a execução das políticas ambientais institucionais.

No Campus São Borja o NUGEA é composto por 7 docentes, 8 técnico-administrativos e 3 alunos.

O Núcleo foi concebido para desenvolver estudos e práticas inovadoras de educação e gestão ambiental visando o desenvolvimento sustentável do campus e da comunidade são-borjense.

Para entrar em contato com o NUGEA ecaminhe um email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .