Página inicial > São Borja > Projeto de extensão oferta oficinas de inclusão digital para a terceira idade
Notícias São Borja

Projeto de extensão oferta oficinas de inclusão digital para a terceira idade

Publicado em Quinta, 02 de Junho de 2022, 15h26 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Com o intuito de promover a capacitação de idosos para o uso de smartphones e redes sociais, o projeto de extensão “Inclusão digital em smartphones para melhor idade” ainda tem 20 vagas para alunos do IFFar e comunidade externa.

Capa Site

Foto: Divulgação do projeto/Ascom

O projeto de extensão "Inclusão digital em smartphones para melhor idade", iniciado no dia 25/05 (quarta-feira), ocorre durante as quartas-feiras, das 14h às 16h, na sala 301 do IFFar-Campus São Borja. Ainda é possivel se inscrever no projeto até esta segunda-feira (06), de forma online, através do envio de e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., devendo conter o nome completo e CPF do candidato ou candidata.

O e-mail pode ser enviado por um familiar ou conhecido da pessoa interessada. Também é possível realizar a inscrição de forma presencial, diretamente no SESC com a Susana Paraíba.

As oficinas têm como instrutor, o servidor do setor de Tecnologia da Informação e auxiliar de Laboratório de Informática, Julcinei Curtis, com o apoio dos alunos do curso Técnico em Informática que atuam na tutoria dos participantes. Também participa do projeto, a coordenadora do curso Técnico em Informática, Professora Juliana Bandeira.

Com o avanço das tecnologias e a dificuldade dos idosos de se adaptarem a essas modificações, o objetivo das oficinas é desenvolver habilidades e competências para a inclusão digital, oferecendo condições de autonomia e integração social. Além disso, visa oferecer condições para a autovalorização dos idosos, comprovando seu potencial para aprender, como também, incluindo-os e reinserindo-os na comunicação intergeracional.

As oficinas são divididas em duas partes: uma teórica e uma prática. Essa divisão das aulas ajuda a estimular a integração dos alunos voluntários com os idosos e o desenvolvimento de cidadãos críticos e reflexivos, capazes de compreender e atuar em sua realidade explorando o uso das tecnologias com responsabilidade social.

site

Foto: Idosos participam da oficina de inclusão digital no laboratório de informática /Ascom

O cronograma de atividades conta com 10 encontros semanais de 2 horas, sempre às quartas-feiras, sobre as seguintes temáticas: funcionalidade dos computadores; internet e seus conceitos; criação de e-mails; compartilhamento e armazenamento de arquivos no Google Drive e o uso das redes sociais, mais especificamente o Instagram, Facebook e Whatsapp.

No último encontro será discutido a respeito dos alertas e cuidados com as redes sociais, golpes, fake news, cuidados com dados transmitidos e compras on-line.

“A ideia surgiu de uma demanda do grupo de maturidade ativa do SESC, através da Susana Paraíba, facilitadora do Grupo, que logo foi atendida pela coordenação do curso Técnico em Informática com o auxílio do servidor Julcinei Curtis, do setor de TI.", ressalta Juliana, colaboradora do projeto.

Além disso, o projeto pretende publicar e apresentar os resultados em eventos científicos da área e tem interesse em continuar com mais edições, nos próximos anos.

Michelle Ferreira - Estagiária da Assessoria de Comunicação