Página inicial > São Borja > Diretor Geral participa da Reunião de Dirigentes dos IFs da região sul do Brasil
Notícias São Borja

Publicado em Terça, 28 de Junho de 2022, 18h07 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Evento que reúne dirigentes dos Institutos Federais da região sul do Brasil, aconteceu no Campus Cascavel do Instituto Federal do Paraná (IFPR) entre os dias 21 a 23 de junho.

Delegação IFFAR REditec Sul2022

Foto: Delegação do IFFar presente na REDITEC SUL 2022/Divulgação IFFar

O Diretor Geral do IFFar - Campus São Borja, Artênio Rabuske, integrou a delegação de dirigentes do IFFar que participaram da terceira edição da REDITEC SUL 2022.

A Reditec Sul é a Reunião dos Dirigentes dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia da Região Sul e reúne Reitores, Pró-reitores, Diretores gerais e diretores sistêmicos dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul (IFFar, IFSul e IFRS), Santa Catarina (IFSC e IFC) e Paraná (IFPR).

A terceira edição teve como tema "Povos e Identidades na Educação Profissional", seguindo a pauta da REDITEC Nacional, prevista para ocorrer em novembro. A reitora do IFFar, Nídia Heringer, participou da abertura do evento na terça-feira (21).

A delegação da instituição contou com a presença de servidores dos campi Alegrete, Frederico Westphalen, Jaguari, Panambi, São Borja, São Vicente do Sul e Uruguaiana.

Para o Diretor do Campus São Borja, Artênio Rabuske, após 2 anos sem acontecer, a Reditec fortalece as instituições, sendo um espaço para troca de experiências e saberes através de apresentações exitosas e amplas discussões. “Espaço para conhecer a realidade das demais instituições da educação profissional e tecnológica da região Sul, discutir pontos em prol de uma educação cada vez melhor e trocas de reflexões em torno do tema proposto”, afirmou.

Durante o evento ocorreram atividades e palestras abordando diversas temáticas como Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação; Cursos Binacionais; Avaliação presencial de língua portuguesa para estrangeiros, imigrantes e refugiados para fins de naturalização; Fortalecimento das relações cooperativas, sociais e econômicas na região da Fronteira Oeste do RS; Rede de Incubadoras do IFSul - da ideação à implementação entre outras.

Além das palestras os participantes tiveram a oportunidade de visitar no último dia do evento (23), o BIOPARK: Ecossistema de Negócio, na cidade de Toledo, PR. O Biopark em Toledo – PR é um território que contempla, além de um Parque Tecnológico de 4º geração, setores organizados que permitem o desenvolvimento de áreas residenciais, comerciais e industriais, atuando como um um Polo Educacional com quatro universidades de alto padrão sendo três federais (UFPR, UTFPR e IFPR) e como um Centro de Pesquisas com dezenas de laboratórios já em funcionamento.

Foto plantio

Foto: Delegação do IFFar realiza plantio de muda de árvore como forma de lembrança da participação institucional no evento

REDITEC SUL

A primeira edição foi sediada pelo IFC e IFSC em 2018 (Campus Lages) e o IFFAR sediou a segunda edição no Campus Frederico Westphalen em 2019. A reunião nacional de 2022 está prevista para acontecer no mês de novembro.