Página inicial > São Borja > Aberto o 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira
Notícias São Borja

Aberto o 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira

Publicado em Sexta, 04 de Novembro de 2016, 15h39 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

Restaurante Portal do Peixe

Ocorreu nesta sexta-feira (3), a abertura do 2º Festival Internacional da Cozinha Missioneira. O jantar “Nossos Peixes, Nosso Rio” teve a presença de um grande público que prestigiou o melhor da cozinha missioneira em um jantar cheio de simbolismo e de compromisso com a preservação da memória, da história e da cultura alimentar da fronteira São Borja / Santo Tomé, no Restaurante Portal do Peixe.

O Jantar iniciou com a apresentação “Bairro do Passo, Cultura Ribeirinha e Relações de Fronteira”, ministrada pelo professor da Unipampa Muriel Pinto, pelo Relações Públicas Ulisses Souzas e pela licenciada em Ciências Humanas Rosicler Espíndola.

A atividade trouxe aos presentes um pouco da cultura, história e da memória do Bairro do Passo e suas relações transfronteiriças com a Argentina, através das práticas sociais vivenciadas em outras épocas por meio do Rio Uruguai, que até hoje influenciam as representações identitárias da população local.

Presenças

Estiveram presentes no evento o Prefeito Municipal de São Borja Farelo Almeida, a Secretária de Turismo e Cultura de Santo Tomé/Corrientes, Mariel Vargas, a Diretora do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja, Carla Zappe, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de São Borja, Pedro Quoos, a curadora do evento, Jussara Dutra entre outras autoridades locais e argentinas, servidores do Instituto Federal Farroupilha e da Unipampa, empresários locais e comunidade são-borjense

Programação

O festival segue até o dia 11 de novembro, neste sábado ocorre visita guiada a feira do Produtor (8h, feira tio bijuja); visita guiada a la feria francesa (09h, Praça Colón, Santo Tomé); visita guiada ao mercado público municipal (9h, mercado público municipal); apresentação de produtos regionais pelas cidades jesuíticas (10h, feira franca, Praça Colón, Santo Tomé); II Concurso da Culinária Rural de São Borja (10h, Mercado Público Municipal); I Seminário de Alimentação Escolar (8h30, sala de palestras da Igreja Matriz); Passeio de Barco nas águas do Rio Uruguai (15h30, Cais do Porto); Jantar da Culinária Campeira são-borjense (20h30, Sede dos Os Angüeras ) e 52º Festival do Folclore Correntino (22h, Santo Tomé).

No domingo (5), ocorre o Walking Tour – Conhecendo o primeiro dos Sete Povos das Missões, às 09h30, com saída na praça XV de Novembro e o Piquenique Cultural, que terá comida de rua, shows musicais, mostra da agricultura familiar, artesanato, literatura e exposição fotográfica.

A programação completa está disponível no site do evento: festdacozinhamisioneira.com.br e também na página do evento no facebook, facebook.com/FestivaldaCozinhaMissioneira.