Página inicial > São Borja > Curso de Gestão em Turismo realiza viagem técnica a região das Missões
Notícias São Borja

Curso de Gestão em Turismo realiza viagem técnica a região das Missões

Publicado em Terça, 08 de Novembro de 2016, 19h25 | por Ascom São Borja | Voltar à página anterior

No dia 30 de outubro, os alunos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo se aventuraram pelas ruínas que guardam uma parte importante da história não apenas da nossa região, mas da própria formação do Brasil, as ruínas de São Lourenço Mártir e São Miguel das Missões.

O roteiro inciou com uma visita ao sítio arqueológico de São Lourenço Mártir, redução fundada em 1690, pelo Padre Bernardo de La Veja e que ainda hoje apresenta espaços remanescentes da igreja, da adega e da escola. Também é possível ver no local ovelhas da raça crioula Lanada, a qual, foi introduzida pelos jesuítas nas Missões e no Rio Grande do Sul.

Em seguida, o grupo visitou o Santuário de Caaró, espaço que mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do estado, os santos mártires Roque González, Afonso Rodrigues e João de Castilhos, mortos em 1628, no local onde hoje se encontra o santuário. Também há uma fonte que é reconhecida como milagrosa, especialmente no uso em curas.

A tarde foi dedicada à visita a São Miguel das Missões, com um roteiro que incluiu parada no pórtico de entrada da cidade, monumento construído como um ato de homenagem ao povo guarani, aos jesuítas e a todos que participaram do processo de colonização e formação de uma cultura única, isto é, a cultura missioneira. O pórtico tem gravado a célebre frase de Sepé Tiaraju, “CO YVY OGUERECO YARA”, que na língua guarani significa “Esta terra tem dono”.

Outro local visitado foi o Ponto de Memória Missioneira, espaço de iniciativa particular que reúne inúmeros objetos que fazem referência à história da região missioneira e de seus habitantes, destacando-se neste cenário, a presença de indígenas e de imigrantes de origem européia.

No roteiro também estavam a Fonte Missioneira, situada a aproximadamente 1 km do Sítio Arqueológico (local onde os índios buscavam água) e o sítio arqueológico de São Miguel, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 1983. Este sítio é o mais conservado dos 7 Povos das Missões, apresentando remanescentes da igreja, cemitério, cotiguaçu, casa dos padres, escolas e oficinas, além de abrigar o Museu das Missões, obra projetada pelo arquiteto Lúcio Costa, mas atualmente interditado desde abril deste ano, após ter sido atingido por um ciclone.

Por fim, encerrando a viagem técnica a região das missões, os estudantes e professores assistiram ao Espetáculo Som e Luz, narrativa que trata do surgimento, desenvolvimento e destruição dos 7 Povos das Missões. O Espetáculo som e Luz ocorre de forma ininterrupta desde 1978.

Para a Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo, professora Eliane Coelho, a viagem foi muito proveitosa porque os alunos puderam ter contato e entender melhor a riqueza dos atrativos turísticos da nossa região, aliando aprendizado e entretenimento.

Alunos em São Lourenço Mártir

Turma de Gestão em Turismo nas Ruínas de São Miguel